Alonso se vê fora do grid em 2021, mas critica: “F1 deveria resolver falhas antes de criar regras novas”

Fernando Alonso já sabe que, em 2021, não vai mais fazer parte do grid de largada da F1. Portanto, qualquer mudança de regulamento para depois de 2020 não importa ao espanhol. Mas o #14 não deixou de alfinetar o comando do Mundial e disse que é precisou resolver os problemas atuais

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Fernando Alonso ainda não decidiu o que vai fazer em 2019. Mas já sabe que, em 2021, não estará mais no grid da F1. O espanhol tem contrato com a McLaren, mas pode também optar em se dedicar inteiramente à Indy, na busca da vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, última fase para conquistar a Tríplice Coroa do automobilismo mundial. Por isso, ao ser questionado sobre se as regras da F1 para depois de 2020 poderia afetar seu futuro na maior das categorias, o bicampeão foi categórico ao dizer que "não se importa" com o que pode acontecer, porque não se vê no campeonato em mais três anos.

 
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o Liberty Media vêm trabalhando com as equipes em uma série de mudanças técnicas e esportivas, com o objetivo de equilibrar a disputa. E uma das medidas que serão adotas é a introdução de pneus de 21 polegadas, além do fim dos cobertores para o aquecimento dos compostos
 
"Eu não vou estar aqui em 2021, assim que isso não me importa", afirmou Alonso ao responder sobre o impacto das alterações em suas decisões sobre o futuro da carreira. "Eu vou estar no sofá de casa, vendo a Volta da França ou qualquer coisa assim", completou aos jornalistas em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO.
Fernando Alonso (Foto: McLaren)
O asturiano entende que a F1, na verdade, deveria se preocupar mais com os problemas que enfrenta atualmente. Fernando citou, por exemplo, a restrição no número de jogos de pneus de chuva. Durante o TL3 deste sábado, marcado pela pista molhada, poucos pilotos se arriscaram a sair para não desperdiçar pneus. Assim, a sessão foi esvaziada, o que, na opinião de Alonso, é algo muito ruim para o público que vai aos circuitos acompanhar a F1.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"Para mim, é mais importante resolver os problemas de agora. O que aconteceu na França, aconteceu aqui também. Quando chove no TL3, nós temos 50 mil pessoas acompanhando nada, não há ação na pista, porque nós não temos pneus extras para correr. Você tem de poupar os pneus para a classificação e a corrida, se caso chover. Aí o resultado é que se tem 50 mil pessoas na pista e mais milhões pela TV vendo absolutamente nada. Acho que nós precisamos resolver esse tipo de coisa antes de falar de novas regras para o futuro", explicou.
 
Mesmo com a opção para seguir com a McLaren em 2019, Alonso só deve mesmo anunciar o que pretende fazer no ano que vem após a pausa das férias de verão na Europa. Ou seja, somente a partir do fim do mês de agosto. Além da F1, Fernando vem disputando a temporada regular do Mundial de Endurance, em que venceu as duas primeiras corridas do campeonato, com destaque para o triunfo nas 24h de Le Mans.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.