AlphaTauri esconde jogo na apresentação do AT03 para temporada 2022 da F1

Quinta equipe a apresentar o carro para a temporada 2022 da Fórmula 1, a AlphaTauri busca dar o próximo passo e atingir o topo do pelotão intermediário. Mas ainda não revelou muito sobre o AT03

A AlphaTauri apresentou o AT03 de 2022 (Vídeo: AlphaTauri)

A AlphaTauri fez a Fórmula 1 chegar à metade da maratona de lançamentos de carros para a temporada 2022. Nesta segunda-feira (14), a equipe, que tem buscado seu espaço no pelotão intermediário da categoria, mostrou para o mundo o novíssimo AT03, terceiro bólido desde a mudança de nome do time.

Os lançamentos de 2022 têm sido bem diferentes entre si. A Haas começou apresentando só a pintura, enquanto a Red Bull admitiu que mostrou um carro que não deve ter muito a ver com o original. A McLaren vai fazer mudanças severas antes do Bahrein, fazendo com que apenas a Aston Martin, possivelmente, pareça ser verdadeira.

A AlphaTauri parece ter seguido a onda das equipes que ainda não quiseram mostrar muito do novo carro. A pintura seguiu com as mesmas cores, mas algumas diferenças: o azul e branco estão dispostos em lugares diferentes, além de ter o nome ‘AlphaTauri’ mais evidenciado. Uma visão que agrada.

O bico segue a mesma linha do RB18, da irmã mais velha Red Bull, só parece um pouco menos pontudo. No entanto, a asa dianteira tem quatro lâminas, diferente, por exemplo, do carro mostrado pelos taurinos. Também parece mais alta, pelo menos na simulação do carro na pista. A asa traseira é bem arredondada. A equipe de Faenza mostrou também a diferença no duto de freios, dando uma visão maior sobre as mudanças para esta temporada. Ainda sem mostrar muito, os italianos entregaram um pouco mais de novidades.

O AT03 da AlphaTauri (Foto: Reprodução)

“Estou empolgado de finalmente mostrar como será nosso carro para a Fórmula 1 2022”, disse Franz Tost, chefe de equipe da AlphaTauri. “É uma era completamente nova para a F1 e esperamos que esse pacote seja muito forte, seguindo o sucesso do ano passado”, continuou.

“Este ano traz uma grande mudança no carro, por causa do novo regulamento, e o visual e o design é completamente diferente, então a equipe precisou começar com uma folha de papel em branco”, falou Gasly. “Nós não saberemos a verdadeira performance do AT03 até irmos para a pista nos testes da pré-temporada, em Barcelona, mas, até aqui, acho que parece ótimo e estou muito empolgado para o início desta temporada”, comentou.

“O carro realmente parece ótimo”, elogiou Tsunoda. “Claro, ainda não vimos o carro de verdade na pista ainda, mas o novo formato e o design são realmente legais. E acho que este layout encaixa realmente bem. Espero que todos gostem do vídeo de lançamento”, concluiu.

Talvez a equipe mais ‘low-profile’ da Fórmula 1, a AlphaTauri manteve o padrão de discrição total entre uma temporada e outra. Pouquíssimo se ouviu sobre o projeto novo, pouco apareceram falando das condições do time Franz Tost, o chefe, ou seus pilotos. A realidade é que a AlphaTauri, novamente, foi figurante, pelo menos nas férias.

Para não dizer que foi um sumiço completo, Tost deu declarações elogiando a dupla de pilotos, especialmente, é claro, Pierre Gasly. No caso de Yuki Tsunoda, o dirigente disse que há muito potencial ali, mas reconheceu que 2022 pode ser uma oportunidade final para o japonês em alto nível.

A AlphaTauri não mostrou muito do novo carro (Foto: Reprodução)

Fora isso, o trivial: divulgação do ronco do motor, carro passando pelo crash-test da FIA sem muitos problemas e tranquilidade no processo de montagem do bólido. Outro ponto interessante foi quando Franz deixou claro que o time não está sofrendo financeiramente, pelo contrário, teme até passar o teto e sofrer punições.

“Este ano acho que será o mais difícil para nós no que diz respeito ao teto orçamentário”, disse Tost, em entrevista ao site italiano Autosprint. “Em 2021 estávamos bem abaixo do limite orçamentário e não foi um problema, mas em 2022 o teto é de US$ 140 milhões e a compra de novas peças da tecnologia da Red Bull nos levará ao limite desse teto”, explicou.

A AlphaTauri vem de um digno sexto lugar no Mundial de Construtores, resultado acima dos padrões históricos da equipe. No entanto, a distribuição dos pontos foi a mais desigual do grid inteiro. É que Gasly teve mais um ano brilhante, fechando em nono com 110 tentos, enquanto o novato Tsunoda não passou dos 32.

A expectativa da equipe é de se aproximar ainda mais de McLaren e Ferrari, mas o cenário real deve mesmo indicar uma nova batalha com a Alpine e, muito provavelmente, com a Aston Martin, que dificilmente vai repetir o desempenho terrível de 2021.

O próximo lançamento já acontece nesta terça-feira (15), com o FW44, da Williams, sendo apresentado para o público. A semana ainda tem Ferrari e Mercedes, dois dos carros mais aguardados do ano.

ALPHATAURI APRESENTA AT03 PARA TEMPORADA 2022 DA F1 | React

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.