AlphaTauri rechaça possibilidade de venda da equipe pela Red Bull: “Rumores sem base”
Chefe da AlphaTauri, Franz Tost divulgou comunicado nas redes sociais da equipe em que rechaça possibilidade de venda e reafirma compromisso da Red Bull com o time de Faenza na F1
Na última semana, rumores de que o comando da Red Bull não estaria feliz com os gastos necessários para manter a AlphaTauri na F1 surgiram na internet, e o portal alemão Auto Motor und Sport publicou que o penúltimo lugar do Mundial de Construtores do ano passado teria incomodado a nova cúpula dos taurinos — reestruturada após a morte do fundador e então presidente Dietrich Mateschitz —, que estaria pensando em uma possível venda. Nesta quarta-feira (1º), entretanto, o time italiano tratou de negar tudo.
De acordo com um comunicado nas redes sociais da AlphaTauri, o chefe da equipe, Franz Tost, declarou que a Red Bull não possui intenções de vender a escuderia de Faenza. De acordo com ele, reuniões com Oliver Mintzlaff — o novo responsável pelos projetos das equipes na F1 — confirmaram que a empresa austríaca segue confiante em ter um time B na categoria.
Relacionadas
“Eu tive algumas boas reuniões com Oliver Mintzlaff, que confirmou que os acionistas não vão vender a AlphaTauri, e que a Red Bull vai continuar apoiando a equipe no futuro”, destacou o comunicado. “Todos esses rumores não possuem base, e a equipe permanece focada no começo da temporada para performar melhor do que no ano passado”, finalizou.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
É a primeira vez que a AlphaTauri se pronuncia sobre o assunto, mas a Red Bull já havia negado os rumores na última semana. De acordo com o que uma fonte não identificada da equipe disse ao jornal inglês Mirror, não há planos para uma venda da equipe em andamento, e a parceria entre os dois times seguirá normalmente seu curso em 2023.
“Não há planos para mudar a configuração atual. Os componentes de fornecimento da Red Bull Technology para AlphaTauri e Red Bull Powertrains trabalham com e ao lado de sua equipe”, declarou.
Apesar da negativa em torno da venda, não é a primeira vez que surgem comentários acerca de uma possível compra da AlphaTauri. Ainda no ano passado, o consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko, havia abordado as dificuldades da equipe na temporada 2022 e os gastos envolvidos na manutenção de dois times na Fórmula 1.
“Pelo potencial, técnico e financeiro, o nono lugar [entre os Construtores] não é aceitável”, criticou. “Eles cometeram muitos erros de estratégia. O carro tinha muito pouco downforce. No momento, estamos fazendo um balanço e olhando para quais parafusos temos de girar”, disparou Marko.
Com a AlphaTauri no grid e pronta para estrear uma nova dupla de equipe em 2023 — formada por Yuki Tsunoda e Nyck de Vries —, a temporada da Fórmula 1 está agendada para começar oficialmente neste fim de semana, com o GP do Bahrein, marcado para acontecer entre os dias 3 e 5 de março. Você acompanha a cobertura completa no GRANDE PRÊMIO.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.