AlphaTauri prevê atualizações para maio e mira “grande passo à frente” no GP da Espanha

Empolgado com mudanças no carro da AlphaTauri, o diretor-técnico Jody Egginton previu o mês de maio, a partir do GP da Espanha, para aplicar as novas evoluções na parte aerodinâmica do AT02

Vídeo mostra Hamilton excedendo os limites de pista repetidas vezes na curva 4 no Bahrein (Vídeo: Reprodução)

A AlphaTauri causou ótima impressão no primeiro fim de semana da temporada 2021 da Fórmula 1. A equipe de Faenza desponta como uma das forças do pelotão intermediário da categoria e promete seguir evoluindo o AT02, carro de Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, ao longo da temporada. De acordo com o diretor-técnico, Jody Egginton, o carro vai ganhar evoluções aerodinâmicas a partir de maio, tendo o GP de Barcelona como data-limite para a entrega das atualizações.

Na prova inaugural do campeonato, realizada no Bahrein, a potência do carro foi percebida no desenrolar do fim de semana: Pierre Gasly avançou ao Q3 com o quinto lugar no grid de largada, enquanto Tsunoda chegou a fazer o segundo melhor tempo do Q1. Na corrida, o japonês estreou na F1 com o nono lugar.

O desenvolvimento do AT02 foi destacado pelo engenheiro. “Nós já temos desenvolvimentos nos dutos [dos freios]. É aerodinâmica. Os assoalhos mudaram drasticamente por conta da mudança de regulamento, além do difusor e da maneira que o carro funciona aerodinamicamente na parte dianteira”, explicou.

Diretor-técnico da AlphaTauri prevê melhora no AT02 para o mês de maio. (Foto: Beto Issa)

As mudanças providenciadas para 2021 têm relação direta com o objetivo da Fórmula 1 em reduzir o nível de downforce em 10%, o que acarreta, consequentemente, na perda de velocidade.

“Todos estão buscando recuperar potência. Nós recuperamos uma parcela considerável dessa potência e agora estamos tentando aumentar essa operação para dar ao carro maior operação aerodinâmica para funcionar. Especialmente em velocidades baixas, o carro pode ser mais rápido”, ressaltou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Otimista a respeito do bom desempenho do AT02, Egginton já traça novas metas de desenvolvimento. “Creio que temos uma boa visão do carro, que permite dizer ‘Certo, o que vocês querem como objetivo?’. Então, é desenvolvimento aerodinâmico, é explorar mais performance em áreas do carro que foram afetadas pelas mudanças de regulamento, tendo certeza que as mudanças não irão atrapalhar outras coisas”, comentou.

Sem querer cravar uma data para isto acontecer, Egginton prevê que o mês de maio, que será marcado por quatro corridas em sequência na Europa, [Ímola, Portimão, Barcelona e Mônaco], será a data-limite para a evolução do bólido. “Nós teremos algumas mudanças em Imola, outras em Portugal. E algumas outras na Espanha, para incrementar a performance. Não quero criar manchete, mas, na Espanha, devemos dar um grande passo à frente”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.