Alpine antecipa saída de Ocon e confirma estreia de Doohan na F1 no GP de Abu Dhabi

A Alpine aproveitou a segunda-feira (2) para anunciar a despedida antecipada de Esteban Ocon, que fez no GP do Catar a última corrida com a equipe. Jack Doohan assume o carro em Abu Dhabi

A Alpine botou um ponto final nas especulações e confirmou a despedida antecipada de Esteban Ocon. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2), junto com a confirmação de que Jack Doohan estreia na Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi do fim de semana.

Logo após a corrida de Lusail, surgiram rumores da substituição antecipada. O próprio Ocon chegou a falar com a imprensa em clima de despedida e a equipe confirmou que a substituição vinha sendo cogitada.

Relacionadas

Agora, a Alpine alega que a mudança é também uma forma de permitir que Ocon fique livre para testar com a Haas no teste pós-temporada programado para Yas Marina logo após o encerramento do atual campeonato.

“A mudança permite que Esteban seja liberado para guiar pela Haas no teste pós-temporada de Abu Dhabi”, disse a Alpine.

Esteban Ocon se despediu da Alpine em Lusail (Foto: Alpine)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Antes do anúncio, o chefe Oliver Oakes avaliou que a mudança antecipada representava um ganho para as duas partes.

“Dá para dizer que é bom colocar Jack mais cedo. E, do lado de Esteban, dá para dizer é bom se mudar mais cedo. Acho que é bom para todo mundo”, avaliou Oakes. “Acho que a discussão foi bem natural, realmente. Honestamente, Esteban foi uma grande parte desta equipe”, reconheceu.

Um dos quatro estreantes confirmados no grid do próximo ano, Doohan ganha a chance de começar 2025 mais cedo e acumular quilometragem. Assim, Andrea Kimi Antonelli e Gabriel Bortoleto serão os únicos estreantes sem GPs prévios no currículo antes do debute na F1, já que Ollie Bearman já disputou três etapas em 2024 — uma pela Ferrari e duas pela Haas.

“É bom para nós dois começar um pouco mais cedo na última etapa ou não?”, questionou Oakes. “E, por outro lado, podemos olhar como uma vantagem colocar Jack na equipe, trabalhando com todo mundo, afastar aquelas borboletas agora, ao invés de fazer isso no ano que vem, na Austrália”, acrescentou, se referindo à corrida de casa do filho de Mick, que abre o campeonato.

Ocon chegou à Alpine na temporada e, ao longo dos 89 GPs que acumulou, tem como melhor resultado uma vitória na Hungria em 2021. Além disso, o francês de Evreux conquistou um terceiro lugar no GP de Mônaco de 2023 e, mais recentemente, liderou uma dobradinha com Pierre Gasly, com um segundo lugar na chuva do GP de São Paulo.

O cenário para Doohan, porém, não é dos mais confortáveis. Membro da Academia Alpine, o australiano foi escolhido para a vaga de Ocon após a recusa de Carlos Sainz, mas, de acordo com o site alemão F1-insider, o contrato do piloto de 21 anos é válido apenas para as cinco primeiras corridas de 2025, quando ele será reavaliado para que a equipe possa definir se mantém o posto ou não.

A prática, que era comum nos anos 1990, reflete a volta de Flavio Briatore, que foi resgatado por Luca de Meo, CEO da Renault, para tentar recuperar a competitividade na F1.

Além disso, o jornal italiano La Gazzetta dello Sport noticiou que Briatore prepara uma aproximação de Franco Colapinto, que hoje corre na Williams, mas não tem vaga para o próximo campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.