Alpine escala Piastri para teste com novatos na próxima semana em Abu Dhabi

Piloto reserva da Alpine para o ano que vem, Oscar Piastri foi confirmado pela escuderia francesa no dia de testes para novatos, em Abu Dhabi. Alonso e Ocon testarão novos pneus de 2022

F1 NA ARÁBIA: HAMILTON VENCE, VERSTAPPEN 2°: EMPATE NA DECISÃO | Briefing

Piloto reserva da Alpine para 2022, o atual líder da classificação da Fórmula 2, Oscar Piastri, irá participar do teste de novatos da equipe em Abu Dhabi. O australiano terá um dia de aclimatação ao modelo atual da escuderia francesa na próxima terça-feira (14), como forma de iniciar sua transição para um futuro posto na F1. Atualmente, Piastri possui 51.5 pontos de vantagem para Robert Shwartzman, restando apenas uma etapa para o encerramento da temporada.

“Estou muito animado para pilotar no teste de novatos”, empolgou-se Piastri. “É quase como meu primeiro dia oficial em meu novo emprego para o ano que vem, quando me torno o piloto reserva da equipe. Qualquer dia em um carro de F1 é especial, mas correr no atual com outros pilotos na pista em um ambiente de certa forma competitivo, é muito legal”, disse.

Os testes para novatos da Fórmula 1 acontecem após a etapa de encerramento do campeonato, no próprio circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. Piastri ainda aproveitou para agradecer à Alpine pela oportunidade de pilotar o modelo A521. “Obrigado ao time por essa oportunidade, eu certamente estou ansioso por isso, trabalhar em um programa de testes muito completo nesse dia”, encerrou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

OSCAR PIASTRI; PREMA; FÓRMULA 2; JEDÁ; ARÁBIA SAUDITA;
Oscar Piastri lidera a tabela de classificação da F2 em seu ano de estreia, pela Prema (Foto: Prema Powerteam)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

CEO da Alpine, Laurent Rossi destacou a campanha fenomenal que Piastri faz na Fórmula 2, muito próximo de conquistar o título em sua temporada de estreia na categoria. Será o terceiro ano consecutivo do australiano sendo campeão, já que venceu a Fórmula Renault (atual FRECA) em 2019 e a Fórmula 3 em 2020. Rossi valorizou a ajuda que Oscar pode proporcionar à equipe, aos pilotos principais e à obtenção de dados relevantes.

“Oscar teve uma temporada fantástica na F2, mostrando novamente sua classe, e essa aparição no teste é merecida”, ressaltou. “Esse teste será parte da evolução de Oscar, à medida que ele se prepara para ser o piloto reserva da equipe em 2022, para ajudar e assistir Fernando [Alonso] e Esteban [Ocon] e nossa equipe de desenvolvimento, dentro e fora das pistas”, explicou.

A semana, no entanto, não será dedicada apenas aos pilotos novatos da categoria. De acordo com o próprio chefe da equipe, Alonso e Ocon também vão partir para a pista, com o objetivo de testar os novos pneus da temporada 2022, de 18 polegadas — e portanto, maiores que os atuais. Ambos os pilotos usarão o modelo RS18 da Renault, modificado para receber os novos compostos: Esteban fará o teste na terça, e Alonso no dia seguinte.

“Em paralelo, à medida que Oscar se sentir confortável no carro atual, já estaremos olhando adiante para 2022 com nossos atuais pilotos, com a experimentação dos novos pneus de 18 polegadas”, adiantou. “É uma boa oportunidade para nós aprendermos, em preparação para os desafios do ano que vem”, finalizou.

Verstappen diminuiu a velocidade no meio da pista e foi atingido por Hamilton em Jedá (Vídeo: Reprodução/F1TV)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.