Alpine explica escolha de motor Mercedes na F1: “Melhor equipamento do grid em 2026”

Flavio Briatore, consultor da Alpine, explicou que é preciso ter o melhor equipamento para voltar a vencer na Fórmula 1. E por isso a equipe optou por virar cliente da Mercedes

Flavio Briatore chegou ao cargo de consultor da Alpine no meio da temporada 2024 e, desde então, a equipe tem passado por um processo de reestruturação. A mudança que mais chamou a atenção foi a descontinuação do projeto do motor Renault para passar a contar com a unidade de potência da Mercedes a partir de 2026. E de acordo com o italiano, a medida é essencial para voltar ao topo do esporte.

A Alpine começou a temporada 2024 da Fórmula 1 com uma série de problemas. Além do pior carro grid, a equipe sofria ainda mais com a performance por causa do motor Renault, que é consideravelmente defasado em relação à unidade de potência das demais fornecedoras da categoria. 

Por isso, ainda que os funcionários da Renault tivessem confirmado que o motor para 2026 era promissor, a Alpine optou por trocar sua unidade de potência para ser impulsionada pela Mercedes quando o novo regulamento entrar em vigor. Briatore explicou a razão para escolher os alemães como fornecedores.

“Com Luca [De Meo, CEO da Renault], agora podemos fazer tudo o que queremos nos próximos três a cinco anos. O primeiro passo foi nos livrar do nosso próprio motor. Isso significa que estamos dizendo adeus a algo que só nos custa dinheiro, mas não nos traz resultado. A Mercedes nos dará o melhor motor e a melhor caixa de câmbio do grid em 2026”, disse Briatore.

A Alpine terminou 2024 no sexto lugar no Mundial de Construtores (Foto: Alpine)

“Se você quer vencer, 90% dos seus componentes têm de ser os melhores. Em 2002, a Renault tinha um motor muito bom. Era tão bom que conseguimos vendê-lo para a Red Bull mais tarde. E a caixa de câmbio? Ela não pode te fazer ganhar corridas, mas pode te fazer perder algumas”, finalizou o consultor da Alpine.

Fórmula 1 está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: FIA divulga imagens e mostra “versão refinada” de carro para F1 2026

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.