Alpine exalta “potencial” de Doohan e vê “boa soma de juventude e experiência” com Gasly

Oliver Oakes, chefe da Alpine, relembrou a passagem de Jack Doohan pela Hitech, em 2019, e destacou o comprometimento do jovem australiano

A Alpine resolveu apostar na prata da casa para suprir a saída de Esteban Ocon e promoveu Jack Doohan da academia direto para o grid da temporada 2025 da Fórmula 1. Na visão do chefe, Oliver Oakes, o australiano representará a parcela de juventude que, aliada à experiência de Pierre Gasly, tem tudo para levar o projeto rumo ao topo.

Doohan é reserva do time de Enstone desde o ano passado. Ele disputou duas temporadas completas na Fórmula 2 e alcançou o terceiro lugar em 2023, com três vitórias e cinco pódios. Em 2024, porém, ele decidiu trabalhar apenas junto à Alpine e não disputar outras competições. A ideia foi focar integralmente nos testes com o time francês para tentar uma vaga na classe rainha.

Relacionadas


No anúncio feito nesta sexta-feira (23), pouco antes do TL1 do GP dos Países Baixos, Oakes ainda relembrou o período em que trabalham juntos em 2019, quando o jovem defendeu a Hitech na F3 Asiática.

“Estamos muito animados em promover Jack para ser piloto na próxima temporada e dar a ele a oportunidade de mostrar sua habilidade e talento na Fórmula 1“, começou.

Jack Doohan ao lado de Pierre Gasly e Esteban Ocon (Foto: Alpine)

“Jack se tornará o primeiro piloto da Alpine Academy a graduar para o posto de piloto da equipe, o que é excepcionalmente agradável para nós e para o caminho dele. Pessoalmente, trabalhei com Jack em 2019 e estou totalmente ciente do talento e do potencial bruto que ele tem”, ressaltou.

“Ele é muito esforçado nos bastidores e seu comprometimento é muito valorizado por toda a equipe. Ao lado de Pierre, temos uma escalação bem equilibrada com uma boa combinação entre energia juvenil, experiência e velocidade pura. Estamos ansiosos para trabalhar com Jack e Pierre para continuar desenvolvendo o carro e levar a equipe ao topo do grid”, finalizou Oakes.

Restam ainda três vagas a serem preenchidasMercedesSauber e RB. As outras sete equipes já estão fechadas para 2025.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (23), o segundo treino livre está marcado para as 11h30 (de Brasília, GMT-3). No sábado (24), o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: F1 volta das férias imprevisível e com briga múltipla por título dos Construtores

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.