Alpine oficializa mudança e confirma Oakes como novo chefe de equipe na Fórmula 1

Oliver Oakes, de apenas 36 anos de idade, fez carreira como chefe da Hitech em categorias de base e agora chega para tentar dar novo rumo à Alpine na F1

A Alpine tem oficialmente um novo chefe para quando recomeçar os trabalhos da Fórmula 1, após o recesso de meio de temporada. Por meio de comunicado oficial, a equipe anunciou a contratação de Oliver Oakes como novo chefe e, assim, supre a saída de Bruno Famin após a primeira parte do campeonato atual.

Oakes tem apenas 36 anos e chega como o mais jovem chefe de equipe da F1 anual e um dos mais novos da história, mas cacifado pelo trabalho à frente da Hitech, equipe que nesse momento briga pelo título tanto da F2, com Paul Aron, quanto da F3, com Luke Browning. Antes disso, na curta carreira como piloto, chegou a ser campeão mundial de kart, em 2005.

“Estou muito agradecido a Luca de Meo e Flavio Briatore pela oportunidade de liderar a Alpine de volta à competitividade”, afirmou Oakes.

“A equipe tem gente talentosa e recursos excelentes em seu núcleo, e estou confiante que podemos alcançar muita coisa juntos durante o restante da atual temporada e a longo prazo. Estou ansioso para começar após as férias”, disse.

Oliver Oakes e Flavio Briatore (Foto: Alpine)

Na última quinta-feira do GP da Bélgica, Famin confirmou que estava deixando a chefia da equipe. A verdade é que, apesar de após alguns meses ter deixado de ser tratado assim, Famin sempre foi um chefe interino para a Alpine após a demissão de Otmar Szafnauer, em agosto de 2023. Famin é vice-presidente de esportes da Alpine.

“É um prazer receber Oli e vê-lo se tornar o chefe mais jovem do esporte”, falou o CEO da Alpine, Luca de Meo. “A equipe está sendo montada para o sucesso no futuro, e isso fica claro com o anúncio de Oli. Estamos ansiosos para aproveitar o entusiasmo, energia e paixão que tem pelas corridas e manifestar essa mentalidade por toda a equipe”, comentou.

“Estou muito feliz que tenhamos conseguido recrutar Oli Oakes para nosso projeto na F1. Oli é altamente talentoso e tem ótimo histórico de liderança e sucesso nas corridas”, elogiou Flavio Briatore, consultor do time francês.

“A chegada para este novo papel é um grande exemplo da força e fé que temos em nossa equipe e em gente nova que está chegando. Estou muito animado em trabalhar próximo a ele com um foco em conjunto para subir no grid e vencer corridas”, finalizou.

A Alpine vive um mau momento na Fórmula 1. O time é apenas oitavo colocado no Mundial de Construtores, com 9 pontos, com o risco de ter o pior desempenho desde que a nomenclatura Renault voltou para o Mundial, em 2017. Nomes como o ex-chefe de equipe Omar Szafnauer, Alan Permane [diretor-esportivo], Pat Fry [executivo-técnico], Davide Brivio [diretor de projetos de expansão] e Rob White [diretor de operações] deixaram o time nos últimos anos.

Além de nova mudança na chefia, a Alpine também confirmou que a Renault está de saída da F1 e não será mais fabricante de motores a partir de 2026. A expectativa é de um acordo de fornecimento com a Mercedes para os próximos anos.

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Red Bull perde mão em evolução do RB20 e já se vê em apuros sem Newey em 2025

RED BULL MANTÉM PÉREZ, WILLIAMS PEGA SAINZ, MERCEDES VIRA 1ª FORÇA DA F1 | Paddock GP #382
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.