Alpine surge em azul e rosa e revela A522 ousado para temporada 2022 da Fórmula 1

Em um evento em Paris, a Alpine trouxe ao mundo o modelo A522 para a temporada 2022 da F1. O carro ganhou toques de rosa na clássica pintura azul

Depois de Alpha Tauri, Williams, Ferrari e Mercedes na última semana, a Fórmula 1 entra na reta final de lançamentos dos carros para a temporada de 2022. A Alpine abriu os trabalhos, já nesta segunda-feira (21), com a A522. O novo modelo da equipe francesa surgiu com linhas interessantes e em um projeto que apresentou um olhar um pouco diferente sobre alguns elementos do novo regulamento. A dupla de pilotos segue a mesma, com o experiente Fernando Alonso e o jovem Esteban Ocon.

Uma novidade já esperada – e confirmada agora – no carro gaulês é a estampa da companhia austríaca BWT, antiga patrocinadora da Force India (que viria a se tornar Racing Point). A inserção da característica cor rosa da empresa de sistemas de tratamento de água se fez presente na apresentação. Na verdade, a esquadra vai usar duas versões diferentes: o rosa predominante na abertura da temporada e a combinação pink-azul metálico no restante da temporada – essa revelada durante o evento.

O lançamento aconteceu em Paris e contou com os principais nomes da marca francesa. Quem primeiro falou sobre a nova temporada da F1 e a expectiva diante de um regulamento completamente difente foi Luca de Meo, CEO da Renault. “É uma forma de mostrar o quão próxima a Alpine e o projeto da Fórmula 1 estão com o coração da empresa, historicamente sediado aqui em Paris. Nós somos o time que defende a cor azul, que historicamente são as cores do esporte a motor francês. Eu dira que agora azul e rosa, com a corporação de Andreas, então é ‘La vie en Rose’ azul. É ótimo estar aqui e estou ansioso para o começo da temporada”, afirmou.

“Acho que a equipe fez um grande trabalho no ano passado, tivemos de aprender muitas coisas, tomar muitas decisões para estruturar a organização, entender qual era a estratégia, investimentos, mas acho que eles fizeram um grande trabalho. O que eu realmente gostei foi o espírito que eu vi se desenvolver, e uma das imagens que mais gosto da temporada é o Fernando abraçando o Esteban quando ele ganhou e esse espírito é exatamente o tipo de espírito que quero ver na equipe, porque competitividade é ok, mas nós temos que jogar limpo e a irmandade é importante para unir os membros da equipe, é importante para mim”, completou o executivo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Alpine lançou o A522 nesta segunda-feira (Foto: Alpine)

A Alpine chega para a nova temporada com uma profunda reestruturação em seu departamento técnico. Após dispensar o diretor-executivo polonês Marcin Budkowski em janeiro passado, o time azul oficializou a aguardada chegada de Otmar Szafnauer, ex-Aston Martin, como novo chefe de equipe. “Eu apenas sei como essa equipe é boa e, de fato, o quão bons eles se tornaram. Todos os fábrica, os dois pilotos, são muito fortes e estou animado por entrar nesse grupo”, disse Szafnauer.

“Estou animado em trabalhar com todos para alcançar o nosso desafio: levar o time para brigar pelo título em até 100 corridas. Minha atenção é focada em preparar o começo da temporada no Bahrein. Como uma das três equipes de fábrica da Fórmula 1, a Alpine está preparada para alcançar sua ambição, mal posso esperar para começar a jornada”, declarou o romeno.

Além de Szafnauer, a Alpine também anunciou a vinda de Bruno Famin como novo diretor-técnico da fábrica francesa, localizada em Viry-Châtillon. Famin – que era secretário-geral adjunto esportivo na FIA – substitui Pat Fry na função, já que o engenheiro de 57 anos passará a chefiar o corpo técnico da equipe francesa.

Aliás, é Fry quem assina o projeto do A522. O ex-engenheiro idealizou linhas mais atrevidas, com um bico alongado, sob a asa dianteira. As entradas de ar laterais são menores do que as vistas na Mercedes, por exemplo, e há uma solução diferente nos sidepods. É um carro menor também, muito semelhante ao que faz a Red Bull no que diz respeito à distância entre-eixos.

A cobertura do motor ganhou pequenas aberturas, enquanto a Renault entrega a promessa de um motor muito mais forte. Como outras equipes, a suspensão dianteira manteve o sistema pushrod, enquanto a traseira foi remodelada.

VEJA TAMBÉM
Gasly vê Hamilton como maior da história, mas diz: “Terminaria em último na Haas”

Alpine ganhou tons de rosa por conta do novo patrocinador (Foto: Alpine)

Outra mudança estrutural no time azul e rosa foi a realocação de cargo de Davide Brivio, antigo chefe da Suzuki na MotoGP. Contratado em 2021 para ser diretor de corridas, o italiano foi realocado ao posto de diretor de projetos de expansão. Além disso, Matt Harman, ex-diretor de engenharia da Alpine, foi promovido para diretor-técnico da equipe.

“Para tratar de todas essas mudanças e continuar progredindo, o que nós fizemos foi reforçar consideravelmente o time. Foi muito fortalecido o lado técnico, primeira e majoritariamente, o carro, nós contratamos o Pat Fry e temos um novo diretor técnico, Matt Harman, estes dois vão formar uma dupla muito forte e que se complementa que será muito capaz de gerenciar as operações técnicas e o desenvolvimento de performance dentro e fora da pista. E isto é realmente um elenco essencial da performance”, explicou Laurent Rossi, CEO da Alpine, durante a apresentação.

“Em Viry, temos o Bruno Famin dirigindo as operações da unidade de potência, o seu trabalho será, claro, apoiar a Fórmula 1 e o desenvolvimento do atual motor, mas também para as futuras regras. Mas também para entregar unidades de potência de alta performance para todas as nossas unidades. Por fim, mas não menos importante, estamos muito felizes de ter conosco o Otmar Szafnauer como novo chefe de equipe. Otmar vai trazer conhecimento, experiência, liderança provada e habilidades de construção de grupo muito necessárias para nos elevar ao próximo nível. Então você vê que nosso time A é liderado por pessoas classe A”, emendou.

A versão que vai abrir da temporada (Foto: Alpine)

Em 2021, a equipe – que venceu o GP da Hungria, com Ocon – terminou na quinta colocação da tabela, tendo somado 155 pontos, 13 à frente da Alpha Tauri e 120 atrás da McLaren. Para conseguir o objetivo de demonstrar clara evolução em relação ao ano passado, a Alpine segue apostando na combinação experiência e juventudo. Enquanto o francês venceu de maneira surpreendente em Hungaroring, o melhor resultado do bicampeão mundial foi um honroso pódio no Catar, antepenúltimo Grande Prêmio da temporada.

“Eu voltei ao esporte por causa desse novo regulamento, foi um ano e meio de espera, então estamos muito otimistas. Acho que a equipe fez um ótimo trabalho e estamos prontos”, afirmou Alonso, que retornou à fórmula 1 na temporada passada.

O lançamento da A522 foi o último antes do início da primeira jornada de testes da pré-temporada da categoria, em Barcelona, na Catalunha. As sessões em território europeu irão acontecer na quarta, quinta e sexta-feira (23 até 25). Depois, a F1 segue com uma segunda sessão, no Bahrein, entre 10 e 12 de março. No fim de semana seguinte, dos dias 18-20 de março, o campeonato começa para valer com o GP barenita.

FÓRMULA 1: É HORA DE ACABAR COM OS LANÇAMENTOS DE CARROS?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.