Amigo leal e um gigante do esporte: mundo do automobilismo reage à morte repentina de Whiting

Tão logo a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) noticiou a morte de Charlie Whiting, as redes sociais foram tomadas por mensagens de pêsames de equipes e profissionais ligados ao esporte a motor. O diretor de corridas da F1 tinha 66 anos e foi vítima de embolia pulmonar

Não tardou para o mundo do esporte reagir à morte de Charlie Whiting. Tão logo a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) noticiou a morte do diretor de corridas da F1, as redes sociais foram tomadas de mensagens de condolências pela morte do inglês.
 
Charlie tinha 66 anos e estava na Austrália para a abertura da temporada 2019 da F1. 
 
Em nota enviada à imprensa, Jean Todt, presidente da FIA, lembrou sua longa amizade com Whiting, a quem definiu como um “amigo leal da F1”.
Charlie Whiting (Foto: AFP)
“Foi com imensa tristeza que soube da morte repentina de Charlie”, disse Todt em um comunicado enviado pela FIA. “Conhecia Charlie Whiting havia muitos anos e ele foi um ótimo diretor de provas, uma figura central e inimitável na F1, que personificava a ética e o espírito deste fantástico esporte”, seguiu.
 
“A F1 perdeu um amigo fiel e um embaixador carismático com Charlie”, resumiu. “Todos os meus pensamentos, os da FIA e de toda a comunidade do esporte a motor vão para sua família, seus amigos e todos os amantes da F1”, concluiu.
Contemporâneo de Whiting, o hoje diretor-esportivo da F1, Ross Brawn, também se manifestou. "Conhecia Charlie desde o início da minha vida nas corridas. Trabalhamos juntos como mecânicos, ficamos amigos e passamos muito tempo juntos em pistas ao redor do mundo. Fui tomado por imensa tristeza ao ouvir a notícia de sua trágica morte", lamentou.
 
"Estou devastado. É uma grande perda não apenas para mim pessoalmente, mas também toda a família da F1, a FIA e o esporte a motor como um todo. Todos os nossos pensamentos estão com a família", finalizou.
 

Confira as reações à morte de Charlie Whiting:

George Russell

Charles Leclerc

Lando Norris

McLaren

Haas

Valtteri Bottas

Dario Franchitti

Williams

Jean Todt

Renault

Red Bull

Allan McNish

Racing Point

Enrique Bernoldi

F1

Mario Andretti

Pirelli

Mark Webber

Aston Martin

WEC

Carlos Sainz Jr

Christian Horner

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

I am deeply saddened to hear the terrible news that Charlie Whiting passed away last night. Charlie has played a key role in this sport and has been the referee and voice of reason as Race Director for many years. He was a man with great integrity who performed a difficult role in a balanced way. At heart, he was a racer with his origins stretching back to his time at Hesketh and the early days of Brabham. On behalf of everyone at Aston Martin Red Bull Racing we pass on our sincere condolences to his family and friends. Charlie was a great man who will be sadly missed by the entire Formula 1 paddock and the wider motorsport community.

Uma publicação compartilhada por Christian Horner (@christianhornerofficial) em

13 de Mar, 2019 às 7:42 PDT

Lewis Hamilton

"Fiquei sabendo neste minuto da morte do Charlie Whiting e estou chocado. Não posso acreditar naturalmente e estou profundamente triste. Charlie fez muito pelo esporte, ajudando em tantas áreas para pilotos e equipes na segurança. Minhas condolências para sua família. Realmente aproveitei nossas conversas durante os anos, Charlie. Sentiremos sua falta. Que deus descanse sua alma, amigo".

Toto Wolff

"Fiquei chocado e triste ao saber da notícia da morte do Charlie nesta manhã. Ele era um pilar da nossa família F1. Tinha um jeito muito bom de conversar, conhecia muito e sempre se interessou pela F1 acima de tudo. Era um embaixador fantástico para o nosso esporte, um verdadeiro guardião dos nossos interesses. Todos nós tivemos muita sorte de conhecê-lo tão bem e vamos sentir falta do sorriso fácil e do humor gentil dele. A Mercedes deixa os mais sinceros sentimentos para família e amigos".

Ferrari

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean

Pedro de la Rosa

Maro Engel

Daniel Juncadella

Nico Rosberg

Sergio Pérez

Carlin

Robert Doornbos

Marc Gené

Paul di Resta

Roberto Merhi

Lucas Di Grassi

Marcus Ericsson

Johnny Herbert

Alfa Romeo

Karun Chandhok

MotoGP

Daniel Ricciardo

Felipe Nasr

Emerson Fittipaldi

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

??Charlie Whiting his love passion dedication to F1 incredible contribution to our sport . I really enjoy every minute working with Charlie . My deepest condolences to his family. @f1 #sad ??A paixão dedicação para a F1 incrível contribuição para o nosso sport.Todas as vezes que trabalhei com Charlie curti muito cada minuto muito obrigado. Condolências à família. GODBLESS

Uma publicação compartilhada por Emerson Fittipaldi (@emersonfittipaldioficial) em

14 de Mar, 2019 às 4:14 PDT

Casey Stoner

FIM (Federação Internacional de Motociclismo)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.