Andando em casa, Hamilton enfim supera Rosberg e lidera último treino do GP da Inglaterra
Atrás de Nico Rosberg nos dois treinos livres da sexta-feira, Lewis Hamilton foi o mais rápido do TL3 neste sábado em Silverstone. O inglês já estava à frente do alemão quando a Mercedes precisou pela segunda vez em dois dias fazer reparos no câmbio do carro #6. Felipe Massa foi sétimo, atrás dos dois carros da Toro Rosso
Lewis Hamilton enfim andou à frente de Nico Rosberg nos treinos para o GP da Inglaterra de 2015.
Depois de ficar atrás do colega de Mercedes nas duas sessões da sexta-feira, o britânico tomou as rédeas das mãos do rival na luta pelo título na manhã deste sábado (4). Ele já estava 0s4 à frente de Nico quando os mecânicos do alemão precisaram remover o assoalho do carro #6 para checar problemas no câmbio.
Relacionadas
O vencedor da prova de 2014 em Silverstone cravou 1min32s917 em sua melhor volta na sessão, fazendo uso dos pneus médios. Rosberg ainda teve carro para entrar na pista e cravar 1min33s469 no último minuto.
Kimi Räikkönen foi terceiro com a Ferrari, 0s7 mais lento que Hamilton, e a Williams andou atrás não só da equipe italiana, mas também da Toro Rosso. Felipe Massa foi só o sétimo colocado.
A definição do grid de largada acontecerá a partir das 9h (de Brasília), e o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Confira como foi o terceiro treino livre da F1 em Silverstone:
|
Distância
5,891 km
Curvas 18
Número de voltas
52
|
Vencedor em 2014 Lewis Hamilton (Mercedes) Resultado da prova
Programação
SAB, 4/7 | TL3 – 6h
SAB, 4/7 | TC – 9h
DOM, 5/7 | GP – 9h
|
Dá para dizer que o treino em Silverstone começou atípico por uma razão: nos minutos iniciais da sessão, a McLaren Honda assumiu a liderança. Àquela altura, uma volta de Fernando Alonso na casa de 1min36s1 colocava o carro #14 no topo da tabela de tempos. Algo que vem sendo tão raro nos últimos tempos que, ao ser avisado, o bicampeão da F1 fez um pedido para o seu engenheiro: "Você pode tirar uma foto?"
A alegria não durou muito. Pouco depois, a Williams deu suas primeiras voltas lançadas e tomou a frente com Valtteri Bottas e Felipe Massa. O finlandês marcou 1min35s082, 0s3 mais rápido que Massa.
Os tempos cairiam ainda mais com a entrada das Red Bull e da Ferrari na pista. Mas a diferença não era tão grande assim: Daniil Kvyat foi só 0s3 mais rápido que Bottas com os pneus duros.
E, claro, o sarrafo foi colocado além do alcance deste povo todo com as primeiras voltas rápidas da Mercedes. Em um primeiro momento, Lewis Hamilton e Rosberg viraram na casa de 1min34s, mas partiram depois para uma segunda tentativa com os compostos de risca laranja e foram bem mais longe. O inglês, tirando as rédeas das mãos de Rosberg, cravou 1min33s333, 0s4 mais rápido que o colega de equipe. Ao mesmo tempo, Kimi Räikkönen enfim deu as caras nas primeiras posições ao assumir o terceiro posto com 1min34s594.
A ordem na metade da sessão, antes das voltas com pneus médios, tinha Hamilton, Rosberg, Räikkönen, Kvyat, Vettel, Verstappen, Ricciardo, Bottas, Sainz e Maldonado. Massa era o 12º, atrás de Grosjean. A Mercedes, com 2s688 de vantagem para Felipe Nasr, o 16º colocado, parecia a única capaz de avançar para o Q2 do treino classificatório sem calçar os compostos mais macios.
Depois disso, Rosberg encarou mais problemas. A 16 minutos do fim, a Mercedes precisou remover o assoalho do carro do alemão para checar um vazamento de óleo de câmbio. Na sexta-feira, ele já precisou trocar a caixa de câmbio. De todo modo, ainda houve tempo para que ele desse mais uma volta lançada.
O 'happy-hour' dos pneus médios teve início a sete minutos do fim, com a Williams à frente na fila, não nos tempos. Bottas, e depois Massa, chegaram ao máximo à terceira colocação. O brasileiro foi 0s03 mais rápido.
Hamilton, na sua vez, entrou na casa de 1min32s917. Mas, outra vez, se viu que a diferença para a Ferrari caiu na mudança para os pneus mais macios. Räikkönen foi para segundo sendo 0s7 mais lento. O finlandês acabaria em terceiro, após a volta de Rosberg no último minuto.
Vettel, Verstappen e Sainz seguiram, com as duas Williams, Kvyat e Maldonado fechando o top-10. Nasr foi 15º com a Sauber.
Limites da pista: no briefing dos pilotos, na sexta-feira à noite em Silverstone, os pilotos foram advertidos sobre os limites da pista, especialmente na curva Copse (a primeira do traçado antigo, atual 9). A não ser que fique claro que o piloto saiu da pista por algum motivo justificável, os tempos de volta serão deletados.
Ventos fortes: no descampado em que fica o circuito inglês, os ventos volta e meia atrapalham os pilotos. E eles estavam fortes neste TL3, colaborando para alguns erros. Como, por exemplo, na própria Copse: os pilotos passavam antiga reta de largada, que tem boxes à direita, protegidos, mas eram atingidos pelo vento assim que contornavam a curva. Felipe Massa, Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel foram três que espalharam ali.
Nem tão calor: como se viu no GP da Malásia, o carro da Ferrari se comporta bem com temperaturas mais altas, e isso voltou a fazer parte da expectativa para o fim de semana com a onda de calor que atinge o Reino Unido. Os termômetros marcavam apenas 21ºC no começo do TL3.
Segunda força: a Toro Rosso disse depois dos primeiros treinos que se via como segunda força, atrás só da Mercedes. É preciso esperar a classificação para ter certeza, mas de fato o desempenho é promissor.
Quem pode ser o próximo brasileiro da F1? Difícil responder
F1, GP da Inglaterra, Silverstone, terceiro treino livre:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:32.917 | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:33.469 | +0.552 |
3 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:33.692 | +0.775 |
4 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:33.918 | +1.001 |
5 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:34.147 | +1.230 |
6 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:34.282 | +1.365 |
7 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:34.501 | +1.584 |
8 | 41 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:34.538 | +1.621 |
9 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:34.545 | +1.628 |
10 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:34.708 | +1.791 |
11 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:34.886 | +1.969 |
12 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:34.896 | +1.979 |
13 | 11 | SERGIO PÉREZ | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:35.121 | +2.204 |
14 | 30 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:35.246 | +2.329 |
15 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:35.587 | +2.670 |
16 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:35.695 | +2.778 |
17 | 36 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:35.919 | +3.002 |
18 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:36.101 | +3.184 |
19 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:37.989 | +5.072 |
20 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:38.285 | +5.368 |
TEMPO 107% | TL3 | 1:39.421 | +6.504 | |||
RECORDE | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES W04 | 1:29.607 | 29/06/13 | |
MELHOR VOLTA | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI F10 | 1:30.874 | 11/07/10 |