Andretti avança em plano por ida à F1 e troca oficialmente nome do clã por Cadillac
Em novo passo para ingresso na Fórmula 1 em 2026, equipe mudou nome de registro oficial para Cadillac Formula Racing Limited
Os preparativos da Cadillac para estreia na Fórmula 1 em 2026 seguem a toda velocidade. Após definir um chefe de equipe em Graeme Lowdon e acertar com a Ferrari para utilizar os motores italianos por dois anos, o time fez algo que era esperado há algumas semanas: mudou o nome oficial do registro.
A entrada da 11ª equipe no grid era ensaiada há quase dois anos, com esforços liderados por Michael Andretti e a companhia que leva o nome do clã de sucesso no esporte a motor. Foi como Andretti Racing Limited que a desejosa nova equipe de F1 foi registrada junto à Companies House, órgão do governo da Grã-Bretanha responsável pelos registros de quaisquer companhias com atuação no país.
Inicialmente, a Andretti foi aprovada pela FIA e rejeitada pela F1. A questão é que costurou um acordo com a GM, por meio da Cadillac, que se comprometeu a construir o motor a partir de 2028. Portanto, a F1 deixou a porta aberta para a Andretti tentar mais uma vez nesta nova linha do tempo.
Mas Michael Andretti resolveu mexer um pouco mais e resolveu se afastar do grupo, passando o bastão para o sócio Dan Towriss, algo que fez as conversas entre as partes serem retomadas. O acordo foi que a equipe tomaria a identidade da Cadillac, em vez de apenas a parceria. Foi o que convenceu a F1.
A Cadillac manteve o plano de fazer motor somente em 2028, mas entrará no grid em 2026, como equipe cliente e sem Michael Andretti na diretoria.
Com o acordo assegurado e o avanço para a formação do grupo de trabalho, foi a vez de mudar o nome de registro junto à Companies House. A antiga Andretti Racing Limited virou agora a Cadillac Formula Racing Limited, de acordo com o site neerlandês Racing News 365.
As equipes do grid, como a Cadillac, têm permissão para começar a construção do carro de 2026 a partir do dia 1º de janeiro de 2025 e, para isso, a equipe já discute também pilotos que possam ajudar na preparação. Daniel Ricciardo é um dos nomes na lista.
A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias. A próxima atividade de pista é a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: FIA divulga imagens e mostra “versão refinada” de carro para F1 2026