Anfitrião do fim de semana, Pérez volta a correr em casa após 12 anos. Mas lembranças da última vez “não são boas”

Sergio Pérez contou que, na última corrida que fez no México, há 12 anos, teve a carteira cassada antes da corrida e por isso ficou de fora da prova. Para os torcedores locais, Pérez é o grande astro da volta da F1 ao país após 23 anos

Faz tempo que Sergio Pérez não disputa uma prova no México. Praticamente meia vida. O 'anfitrião' da F1 neste fim de semana correu pela última vez em seu país há 12 anos, e não guarda boas recordações desta ocasião.

Pérez, à época, tinha 12 anos e encarava pilotos mais velhos no kartismo. Mas, segundo ele, uma canetada o tirou da prova.

"Não são boas lembranças porque é uma história muito longa e não temos tempo o bastante para contá-la inteira, mas, basicamente, não me deixaram correr no domingo porque eu tinha uma licença especial, tinha 12 anos e precisava dessa permissão especial para correr contra pilotos de 20, 25 anos", começou a contar o piloto da Force India, hoje com 25 anos.

Sergio Pérez em sua pista de casa após mais de uma década (Foto: Getty Images)

"Eu estava liderando o campeonato e, uma corrida antes, tive um toque com outro piloto, então a federação cassou minha carteira. Na corrida seguinte, iam me dar a chance e me permitiram fazer a classificação. Eu me classifiquei em segundo, mas então, na corrida, não me deixaram largar", seguiu.

No ano seguinte, 'Checo' seguiu para a Europa e rumo ao Mundial de F1. Ele estreou na categoria em 2011 pela Sauber.

"Essa foi a minha última experiência aqui no México, então eu espero que seja melhor no domingo", concluiu.

No grid, Pérez não está mal. Ele sai na nona posição e vem embalado por uma sequência de bons resultados. Dentre eles, o pódio conquistado no GP da Rússia. Na verdade, desde as férias de verão, apenas Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Nico Rosberg têm mais pontos que Pérez na F1. Foram 49 somados do GP da Bélgica para cá.

Para a torcida local, que vê a F1 pela primeira vez após 23 anos, é Pérez quem importa neste fim de semana. De longe, ele é o piloto mais exaltado pela multidão que tem comparecido ao Autódromo Hermanos Rodríguez. A largada para o GP do México será dada às 17h (de Brasília), com acompanhamento AO VIVO e em TEMPO REAL no GRANDE PRÊMIO. Rosberg sai na pole pela quarta corrida seguida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.