Antes da chuva, Vettel segue à frente da Mercedes e lidera TL3. Alonso precisa segurar McLaren no pé
Sebastian Vettel, líder da sexta-feira, estava à frente de Lewis Hamilton por 0s017 quando a chuva chegou ao Red Bull Ring. Nico Rosberg ficou em quinto, à frente dos dois pilotos da Williams
Pode ter sido só a chegada precoce da chuva, pode ser um cenário real no Red Bull Ring: a Ferrari continua à frente da Mercedes, ainda que por uma irrisória diferença.
No terceiro treino livre, na manhã deste sábado (20), Sebastian Vettel bateu Lewis Hamilton por 0s017 antes da chuva chegar e praticamente encerrar prematuramente a última sessão de pista antes do treino classificatório. Assim, a equipe italiana começa a ganhar confiança para o treino classificatório que tem início às 9h.
Relacionadas
A última pole conquistada pela Ferrari com pista seca foi no GP de Cingapura de 2010, com Fernando Alonso. Com chuva, no GP da Alemanha de 2012.
Kimi Räikkönen foi o terceiro colocado, seguido por uma penca de carros empurrados por motores Mercedes: Sergio Pérez, Nico Rosberg, Felipe Massa e Valtteri Bottas. Max Verstappen, Pastor Maldonado e Romain Grosjean completam o top-10.
A sessão chegou a ser interrompida uma vez com bandeira vermelha, por causa da McLaren de Fernando Alonso. Um problema de câmbio no MP4/30 deixou o espanhol a pé, e o fez usar o próprio pé para segurar o carro que ainda rodava ladeira abaixo. Um ótimo fim de semana, só que não, para o bicampeão.
Confira como foi o terceiro treino livre da F1 na Áustria
A F1 deu início ao terceiro e último treino livre sob ameaça de chuva. Assim sendo, todo mundo tratou de ir logo à pista nos primeiros minutos da sessão. E tão logo as voltas de instalação foram completadas, Nico Rosberg foi quem apareceu na ponta, já virando em 1min12s469, calçado ainda com os pneus macios. Lewis Hamilton surgia logo em segundo, mas longe do companheiro, quase 3s atrás. Mas isso mudaria em seguida.
O líder do campeonato ajustou uma volta mais realista na sequência e tomou a frente da tabela já andando na casa de 1min11s131. Só que Rosberg devolveu logo no giro seguinte ao passar menos de 0s050 abaixo, mas Lewis deu troco com 1min10s358. Sebastian Vettel se colocou imediatamente atrás dos carros da Mercedes.
Neste início, as posições da tabela eram: Hamilton, Rosberg, Vettel, Pastor Maldonado, Nico Hulkenberg, Sergio Pérez, Carlos Sainz, Max Verstappen e Marcus Ericsson. Isso mudaria logo. A possibilidade de chuva apressou os pilotos, e o tetracampeão da Ferrari logo veio para a ponta.
Enquanto o horizonte apresentava o cenário das cinzas em formato líquido se aproximando, Romain Grosjean se arrastava com o carro aurinegro da Lotus. A conversa via rádio revelava a perda de potência da unidade porque o piloto não conseguia trocar as marchas e o conselho da equipe era para que seguisse um procedimento aliado à embreagem. No fim, o francês conseguiu ir aos boxes.
Mas se o assunto é problema, a McLaren é PhD neste ano. Cinco minutos depois, eis que Fernando Alonso estancava a McLaren no início da reta principal, ainda no trecho de leve descida. O espanhol parou no canto que divide o muro, viu a fumaça saindo e desceu do MP4-30 que ainda ia na banguela. A bandeira vermelha foi acionada.
A cena era tão componente do cenário plúmbeo que Alonso foi andando no meio da reta até achar um ponto em que pudesse atravessar para os pits, os fiscais foram levando a carcaça do carro-problema logo atrás e o público nas arquibancadas tirava todos os aparatos possíveis para se proteger da chuva que então chegava.
O replay mostrou que houve um problema de transmissão: a McLaren ficou presa na quarta marcha, e Alonso só pôde apertar o botão neutro para fazê-lo parar de vez.
A Mercedes e a Ferrari, enquanto isso, mandaram seus carros para a saída dos pits na tentativa de aproveitar os minutos finais com o resto de pista seca. Mas foi em vão: a água era tamanha que já havia preenchido o circuito austríaco, e só restou aos aventureiros ouvir o conselho desnecessário de que deveriam trazer com cuidado seus carros aos boxes. Ainda assim, Räikkönen conseguiu dar uma escapada e pegar um atalho para retornar à pista.
Com o risco de a classificação acontecer com a pista molhada, os times começaram a mandar os pilotos à pista apenas para sentir a pista, que estava bem molhada. Carlos Sainz, com pneus de chuva forte, e Sebastian Vettel, com compostos intermediários, chegaram a levar sustos.
As Force India, Massa, Marcus Ericsson foram alguns dos que escaparam. E Räikkönen seguiu explorando as vias de contorno das áreas de escape, desta vez após escapar na curva 3. Isso, apesar dos pneus de chuva forte.
Nas subidas e descidas do Red Bull Ring, as curvas podem ser poucas, apenas nove, mas o recado ficou dado: definir o grid com pista molhada será uma enorme aventura.
determinarTipoPlayer(“15511533”, “2”, “0”);
F1, GP da Áustria, Red Bull Ring, terceiro treino livre:
1 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:09.994 | 15 | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:10.011 | +0.017 | 16 |
3 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:10.177 | +0.183 | 11 |
4 | 11 | SERGIO PÉREZ | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:10.221 | +0.227 | 13 |
5 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:10.332 | +0.338 | 23 |
6 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:10.408 | +0.414 | 17 |
7 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:10.417 | +0.423 | 14 |
8 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:10.436 | +0.442 | 22 |
9 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:10.576 | +0.582 | 12 |
10 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:10.863 | +0.869 | 8 |
11 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:11.009 | +1.015 | 13 |
12 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:11.058 | +1.064 | 21 |
13 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:11.139 | +1.145 | 18 |
14 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:11.139 | +1.145 | 13 |
15 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:11.168 | +1.174 | 13 |
16 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:11.819 | +1.825 | 10 |
17 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:11.906 | +1.912 | 8 |
18 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:12.616 | +2.622 | 15 |
19 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:13.328 | +3.334 | 14 |
20 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:13.960 | +3.966 | 8 |
TEMPO 107% | TL3 | 1:14.894 | +4.900 | ||||
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2003-GA | 1:07.908 | 17/05/03 | ||
MELHOR VOLTA | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2003-GA | 1:08.337 | 18/05/03 |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.