Após abandonar GP da Coreia, Button reclama de postura dos pilotos da Sauber na largada

Piloto da McLaren colidiu com Kamui Kobayashi ainda na primeira volta da prova. Além do japonês, Button reclamou de Sergio Pérez que, segundo ele, foi imprudente na primeira curva do circuito de Yeongam

Jenson Button não ficou nada satisfeito por abandonar o GP da Coreia, disputado neste domingo (14), ainda na primeira volta. Disputando posição, o piloto da McLaren envolveu-se em um acidente com Kamui Kobayashi, a quem chamou de “idiota” pelo rádio, e teve que abandonar a prova, perdendo a chance de somar pontos importantes no campeonato de construtores.

E as reclamações não pararam por aí e sobrou também para Sergio Pérez, futuro companheiro na equipe inglesa na próxima temporada. De acordo com Button, ele precisou ser fazer um movimento muito brusco quando o piloto mexicano freou com tudo e quase causou um acidente, jogando Nico Rosberg para fora da pista pouco antes de o japonês acertar os dois.

“Parece que ambos os pilotos da Sauber acham que a primeira volta vai ser a única da corrida. Eles têm um ótimo carro e poderiam marcar ótimos pontos aqui [na Coreia] se eles mantivessem a cabeça no lugar. Não tenho ideia do que eles estavam fazendo”, contou Button, logo após abandonar a prova.

Button não se conformou com abandono no GP da Coreia e reclamou bastante dos pilotos da Sauber (Foto: McLaren)

“Eu tive um início muito bom e passei Michael [Schumacher] e fiquei ao lado de Nico [na curva 1] quando Pérez veio do nada e entrou de uma vez [na curva]. Eu tive que ir para o lado e jogar Nico para fora da pista para evitar um acidente, então veio uma Sauber e nos acertou”, continuou. “Basicamente, eu freei muito tarde e tenho certeza que Nico fez o mesmo, então, de repente, vejo um grande estrondo do lado direito e vejo Kamui. Eu não sei como ele conseguiu bater em nós dois”.

“Esse tipo de pilotagem é muito ruim para os padrões da F1, considerando que este é o auge do automobilismo. Não foi apenas um pequeno erro de julgamento, foi um erro gigantesco”, completou o piloto da McLaren.

Questionado se o drive through aplicado a Kobayashi foi o suficiente, Button não concordou e cobrou uma melhora do piloto japonês nas próximas provas. “Eu não penso assim [sobre a punição] e não acho que seja suficiente. Ele eliminou dois pilotos com chances boas de marcar pontos. A corrida não tem apenas duas curvas e algumas pessoas precisam aprender isso. Se eles vão aprender, teremos que esperar para ver”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.