Após acidente com Bianchi, pilotos questionam e dizem que é preciso rever decisões tomadas no GP do Japão

Depois do acidente com Jules Bianchi em Suzuka, alguns pilotos do grid da F1 entendem que as decisões tomadas durante o GP do Japão deveriam ser revistas, especialmente para que, no futuro, em situações semelhantes, os mesmos dramas não se repitam

Depois do grave acidente com Jules Bianchi na parte final do GP do Japão, alguns pilotos manifestaram a opinião de que os chefes e comandantes da F1 deveriam investigar as decisões tomadas no último domingo (5), especialmente no que diz respeito à manutenção da programação original da corrida, mesmo diante da ameaça do tufão e da pouca luminosidade do fim de tarde em Suzuka.

Em meio ao temor de uma extrema instabilidade climática, entende-se que a FIA procurou duas vezes os promotores da corrida japonesa com alternativas para uma mudança no horário da prova. A entidade queria adiantar o início da etapa, mas os organizadores insistiram em manter o cronograma.

Apesar de um breve período de bandeira vermelha ainda no começo do GP nipônico, por conta de uma forte precipitação, a corrida aconteceu sem maiores incidentes até a volta 42, quando a chuva apertou em Suzuka. Naquele momento, Adrian Sutil aquaplanou na aproximação da curva 7 e escapou da pista, batendo na barreira de pneus. No giro seguinte, aconteceu o mesmo com Bianchi no mesmo ponto. Só que o francês de 25 anos acabou atingindo com violência o trator que já retirava o carro do alemão da Sauber.

Safety-car esteve à frente do pelotão nas primeiras voltas do GP do Japão (Foto: Getty Images)

O piloto da Marussia ficou gravemente ferido no acidente. Jules sofreu um traumatismo craniano e segue internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital Geral de Mie, próximo da Suzuka. O estado de saúde do jovem ainda é bastante crítico.

Enquanto isso, Daniel Ricciardo foi um dos pilotos que questionou as decisões tomadas no Japão. Para o australiano, seria importante procurar entender que o poderia ter sido feito para evitar o cenário que se viu no domingo. "Houve definitivamente muita conversa sobre isso", disse o piloto da Red Bull ao ser perguntado se a prova deveria ter sido realizada mais cedo.

"O que está feito está feito. Mas acho que é importante analisar tudo isso, olhar para o que aconteceu e entender o que poderia ter sido feito de diferente, isso pode ajudar a melhorar as decisões em situações semelhantes no futuro", completou.

Sergio Pérez ainda sugeriu que, enquanto o acidente com Bianchi poderia estar relacionado com o horário da corrida, também não é certo simplesmente dizer que o incidente com o francês é uma prova de que o GP deveria ter começado antes. "Se você olhar para o que houve, é claro que foi errado, mas você também nunca sabe o que vai acontecer", afirmou o mexicano da Force India.

Valtteri Bottas acha que há outras questões que precisam ser revistas também, principalmente sobre o resgate e a entrada do trator para a retirada do carro de Adrian Sutil. "Na verdade, tudo isso é uma tarefa difícil. E não sou eu que tenho de decidir o que eles deveriam fazer. Acho que a FIA agiu de forma normal. Eles verificaram se era possível tirar o carro rapidamente e se estava tudo bem."

"Como era um lugar complicado e havia muita água ali, é fácil falar agora que era perigoso retirar o carro, mas eu acho que vale a pena dar uma boa olhada em tudo que houve e ver se não podemos aprender um pouco mais depois de tudo que aconteceu", acrescentou o finlandês.

As imagens do GP do Japão
#GALERIA(5098)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.