Após especulações, Toro Rosso confirma saída de Ascanelli da equipe depois de cinco temporadas

Nesta quarta-feira (5), em um comunicado, a Toro Rosso confirmou que Giorgio Ascanelli não é mais diretor-técnico da equipe. Chefe de equipe, Franz Tost agradeceu o trabalho do agora ex-dirigente

Durante o período que antecedeu as férias de verão dos pilotos da F1, a Toro Rosso passava por uma crise interna e a saída de Giorgio Ascanelli, ausente nos GPs da Alemanha e da Hungria, era especulada. E, nesta quarta-feira (5), a equipe italiana confirmou que o diretor-técnico não faz mais parte do quadro de funcionários. Chefe de equipe, Franz Tost agradeceu o trabalho do agora ex-dirigente.

"Durante um período de cinco anos, Giorgio contribuiu positivamente para o desenvolvimento da nossa equipe. Especialmente no difícil período de transição de uma equipe de corrida simples uma equipe mais estruturada”, afirmou. “Ele fez uma importante contribuição e sua experiência inquestionável foi muito valiosa para nós. Gostaríamos de agradecê-lo por seus esforços e lhe desejamos tudo de melhor para o futuro”, completou.

Giorgio Ascanelli deixa a Toro Rosso após cinco temporadas (Foto: Toro Rosso/Getty Images)

Já Ascanelli espera que seu trabalho ajude a equipe a ter um desempenho melhor nas próximas temporadas da categoria. "Eu gostei dos últimos anos trabalhando na Toro Rosso", afirmou o experiente dirigente.

"Foi um momento muito intenso e interessante, em que tive de gerir a transição de uma pequena equipe para uma maior e todo mundo fez um grande trabalho. Plantamos as sementes para um futuro de sucesso e acho que o desafio da equipe está agora ficar estável no meio do grid e eu desejo o melhor para Toro Rosso no futuro”, finalizou.

Diferente os outros anos, a equipe não está bem neste ano e Ascanelli deixa o cargo de diretor-técnico com os taurinos apenas na nona colocação do campeonato de construtores, com 12 pontos somados em 12 corridas disputadas até aqui e à frente apenas das equipes menores. O nome mais forte para substituí-lo é o de James Key, que deixou a Sauber no início da temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.