Após neblina, Alonso coloca Ferrari na ponta no primeiro treino em Austin. Vettel é apenas 18°

A primeira sessão de treinos livres em Autin foi bastante tumultuada nesta sexta-feira (15). Primeiro, uma forte neblina atrasou em 40 minutos o início das atividades e, depois, a ausência do helicóptero médico na pista causa nova interrupção. No fim, Fernando Alonso acabou com o tempo mais rápido

 

A F1 viveu uma manhã em Austin tumultuada. O primeiro treino livre para o GP dos EUA sofreu um atraso de 40 minutos por causa de uma densa neblina que pairou sobre o Circuito das Américas e, depois, com a ausência do helicóptero médico no autódromo norte-americano, a sessão precisou ser interrompida para a chegada da aeronave. Quando finalmente os pilotos tiveram tempo de treino, Fernando Alonso foi quem cravou o melhor tempo, em 1min38s343.

Jenson Button ainda colocou a McLaren em segundo, à frente de Valtteri Bottas. Esteban Gutiérrez apareceu em quarto, seguido por Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Felipe Massa surgiu em sétimo, melhor que Mark Webber, Nico Hülkenberg e Pastor Maldonado. Lidando com uma Red Bull arredia, Sebastian Vettel foi apenas o 18°.

Fernando Alonso foi o mais rápido nesta sexta em Austin (Foto: Getty Images)

Confira como foi o primeiro treino livre da F1 em Austin nesta sexta-feira

Uma forte neblina na região do Circuito das Américas, em Austin, atrapalhou o início das atividades da F1 nesta sexta-feira (15) e provocou o adiamento do primeiro treino livre. A primeira determinação da direção de prova, diante da impossibilidade de voo do helicóptero médico, foi a de atrasar em dez minutos os trabalhos iniciais de pilotos e equipes. Mas isso não foi suficiente. Às 9h05 locais, a direção impôs mais dez minutos. E mais dez vieram na sequência, enquanto o tempo melhorava lentamente na pista norte-americana.

Perto dos 30 minutos de atraso, o carro de segurança foi à pista para novamente avaliar as condições. De volta ao pit-lane, a direção de prova decidiu, então, reduzir a sessão em uma hora. Não demorou muito, e sinal verde foi dado finalmente às 13h40, de Brasília, 9h40, locais.

Neblina atrasou o início do primeiro treino livre nesta sexta em Austin (Foto: Getty Images)

Heikki Kovalainen, substituindo Kimi Räikkönen na Lotus, foi quem puxou a fila nos pits. Atrás do finlandês, todo mundo aproveitou e foi também testar o traçado texano. Mas, como de praxe, apenas para voltas de instalação nestes primeiros instantes.

Aí que Jenson Button foi o primeiro a virar uma volta cronometrada, em 1min41s943. O inglês melhorou ainda mais na segunda tentativa e, encabeçando a tabela, registrou 1min40s468. Sergio Pérez formava a momentânea dobradinha da McLaren. O novato e piloto da casa, Alexander Rossi, que assumiu o carro da Caterham no lugar de Giedo van der Garde, era o terceiro.

Button ainda viraria 1min39s493 antes de voltar aos boxes. Pérez também andou mais rápido e retornou aos pits já com a marca de 1min39s672, enquanto Nico Hülkenberg veio na sequência e colocou a Sauber em terceiro, à frente de Rossi e Charles Pic. Só que aí a bandeira vermelha foi agitada.

A direção de prova informou imediatamente que a razão da interrupção foi "problemas com o helicóptero". Em outras palavras, a sessão teve início sem que a aeronave estivesse na pista. Em um primeiro momento, o relógio marcando a duração da sessão continuou girando, mas a direção também decidiu parar a contagem em seguida, em 45min53.

Pouco tempo depois, o relógio começou a contar o tempo novamente. Ainda assim, a sessão continuava sob bandeira vermelha. Aí o helicóptero surgiu no céu do Circuito das Américas, e a direção, enfim, autorizou o reinício às 14h28, de Brasília, 10h28 em Austin.

E foi o escocês Paul di Resta quem puxou o pelotão no pit-lane desta vez, restando 30 minutos para o fim das atividades. Só lembrando, antes da interrupção, Jenson Button ocupava a liderança, com 1min39s493.

Jenson Button iniciou o primeiro treino na ponta (Foto: Getty Images)

Quem mais se aproximou dos tempos da McLaren neste reinício foi Fernando Alonso, com 1min40s260. Hülkenberg era o terceiro, com Di Resta em quarto. Mas aí Daniel Ricciardo surgiu com 1min40s276 e pulou para quarto, empurrando Hülk para quinto.

Di Resta era o sexto, à frente de Romain Grosjean e Felipe Massa. Com todo mundo melhorando suas marcas, o alemão da Sauber rapidamente apareceu em terceiro na tabela, a 0s397 de Button e à frente de Lewis Hamilton, que já colocava a Mercedes em quarto. Alonso e a Ferrari vinham em quinto, seguidos por Ricciardo, Heikki Kovalainen e o escocês da Force India.

E nova mudança. Depois de uma sequência de voltas rápidas, Alonso surgiu em primeiro, com 1min38s767. Mark Webber já era segundo, mas quase seis décimos atrás. Aí Valtteri Bottas surgiu em segundo, comprovando a melhor do asfalto americano. Não se perca, a ordem do top-10 do agitado treino texano era: Alonso, Bottas, Grosjean, Webber, Hülkenberg, Button, Massa, Pérez, Nico Rosberg e Ricciardo. Todos calçados com os pneus duros.

O bicampeão da Ferrari parecia endiabrado neste final de sessão em Austin. Com nova volta voadora, o espanhol cravou 1min39s343, impondo meio segundo para Webber, que logo cairia para terceiro depois que Bottas retornou à pista, assinalando 1min38s388.

O australiano da Red Bull ainda perdeu posições para Button e Massa, que subiram na tabela de tempos para terceiro e quarto, respectivamente. Webber, Hülkenberg, Pastor Maldonado, Grosjean, Pérez e Esteban Gutiérrez completavam os dez melhores.

Aí o mexicano de Sauber virou 1min38s736 e se colocou em quarto. Apenas Alonso, Bottas, Button e Gutiérrez andavam na casa de 1min38s. Massa era quinto, com 1min39s0005. Sebastian Vettel, com 12 voltas pelo seletivo circuito de Austin, era apenas o 18° da tabela de tempos.

Com dez minutos para o fim, Button veio muito forte e cravou 1min38s371, apenas 0s028 atrás de Alonso. Enquanto isso, Vettel lidava com uma Red Bull arredia em Austin. Já Rodolfo González, que pilotava a Marussia no lugar de Jules Bianchi, se viu em apuros com problemas de motor, já com dois minutos para o fim. A bandeira amarela, ainda que localizada na 13, acabou por impedir uma melhora nos tempos dos demais.

Sebastian Vettel estava irreconhecível neste 1° treino livre (Foto: Getty Images)

Assim, Alonso se garantiu no topo da tabela, com Button em segundo e um danado Bottas em terceiro. Massa fechou mesmo a sessão em sétimo, enquanto Vettel não conseguiu sair do fraco 18°.

F1, GP dos EUA, Circuito das Américas, treino livre 1:

1 Fernando ALONSO ESP Ferrari 1:38.343   16
2 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes 1:38.371 +0.028 25
3 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault 1:38.388 +0.045 17
4 Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari 1:38.532 +0.189 18
5 Nico ROSBERG ALE Mercedes 1:38.657 +0.314 21
6 Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:38.979 +0.636 21
7 Felipe MASSA BRA Ferrari 1:39.005 +0.662 17
8 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault 1:39.083 +0.740 17
9 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari 1:39.158 +0.815 17
10 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault 1:39.200 +0.857 15
11 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault 1:39.238 +0.895 13
12 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes 1:39.256 +0.913 17
13 Heikki KOVALAINEN FIN Lotus Renault 1:39.487 +1.144 18
14 Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes 1:39.699 +1.356 15
15 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes 1:39.836 +1.493 15
16 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari 1:39.863 +1.520 19
17 Daniil KVYAT RUS Toro Rosso Ferrari 1:40.065 +1.722 20
18 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault 1:40.662 +2.319 21
19 Alexander ROSSI EUA Caterham Renault 1:41.399 +3.056 21
20 Max CHILTON ING Marussia Cosworth 1:41.605 +3.262 19
21 Charles PIC FRA Caterham Renault 1:42.054 +3.711 19
22 Rodolfo GONZÁLEZ VEN Marussia Cosworth 1:43.716 +5.373 17
  TEMPO 107% TL1     1:45.227 +6.884  
               
REC Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault RB8   1:35.657 17/11/2012  
MV Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault RB8   1:39.347 18/11/2012  
               
  Condições do tempo   SOL   ar: 15-21ºC | pista: 18-26ºC
Pneu médio   Pneu duro      

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.