Após negativa de Hülkenberg, Lotus confirma Kovalainen para substituir Räikkönen em Austin e no Brasil
A Lotus achou, enfim, o substituto para Kimi Räikkönen. Depois de ver Nico Hülkenberg recusar o convite para entrar no carro do finlandês, caberá a outro nórdico a missão. Heikki Kovalainen vai pilotar o E21 em Austin, neste final de semana, e em Interlagos, no domingo seguinte
![]() |
A cobertura completa do GP dos EUA de F1 no GRANDE PRÊMIO |
![]() |
As imagens desta quinta-feira da F1 em Austin |
![]() |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
A Lotus vive uma semana das mais agitadas que começou com a decisão de Kimi Räikkönen, anunciada no último domingo (10), em ficar fora das duas últimas corridas da temporada 2013, para se submeter a uma cirurgia na coluna. Assim que o finlandês se retirou do combate, a cúpula do time preto e dourado foi atrás de Nico Hülkenberg para substituí-lo nas provas dos EUA e do Brasil, mas o alemão da Sauber recusou o convite. Com poucas opções no mercado, além do reserva Davide Valsecchi, a equipe optou pela experiência de Heikki Kovalainen, pensando também nos pontos do Mundial de Construtores 2013.
O nórdico que acabou fora do grid em 2012, passou o atual campeonato fazendo participações esporádicas pela Caterham durante alguns treinos livres de sextas-feiras, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento do problemático carro malaio. Agora, Heikki ganhou a chance de voltar ao ocupar o cargo de titular em uma esquadra da ponta de cima da tabela.
"De um lado, tínhamos o nosso piloto reserva Davide Valsecchi, que é muito jovem, talentoso e uma grande promessa. De outro, tínhamos a experiência de Heikki, que já andou na F1. Temos toda a fé na capacidade de Davide, mas estamos em uma briga acirrada no Mundial de Construtores, por isso decidimos que a experiência de Heikki seria de um valor inestimável, pois queremos terminar o ano na melhor posição possível", completou o francês.
Kovalainen se mostrou contente e disse que a oportunidade é um desafio. "É uma chance fantástica me juntar a Lotus para as duas corridas finais de 2013", disse. "Nós já vimos neste ano que o E21 é um carro que pode vencer corridas e conquistar pódios, então será um desafio", acrescentou.
"Esta é uma grande oportunidade para mim, então gostaria de agradecer ao Tony Fernandes e à Caterham por me permitirem tirar proveito dela", concluiu.
A Lotus, que atravessa um momento financeiro delicado na F1, ocupa quarta colocação no Mundial, com 297 pontos.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube