Após perder “pole-position fácil”, Alonso relembra vantagem na tabela e fala em arriscar na corrida

Com os dois melhores tempos nas duas primeiras partes do treino, Fernando Alonso teve um problema e vai largar apenas na décima colocação no grid de largada do GP de Monza. Líder no campeonato, ele diz que pode arriscar na estratégia, diferente de seus rivais

► As imagens deste sábado da F1 na Itália

Líder nas duas primeiras partes do treino classificatório em Monza neste sábado (8), Fernando Alonso teve um problema na parte final da atividade e vai largar apenas na décima colocação, 1s668 atrás de Lewis Hamilton, o pole-position. Primeiro colocado no campeonato, ele vai ver, além do piloto da McLaren, Jenson Button, Felipe Massa, Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen largando à sua frente no grid.

“Tivemos um treino comprometido por uma pequena peça. Ainda não sabemos, mas alguma coisa ficou danificada na suspensão traseira. Nós já sabíamos disso antes de sair para a volta final no Q3, mas não tínhamos tempo de arrumar, então tentamos, mas não deu certo. Mesmo assim, ainda tentei completar uma volta. De qualquer forma, é melhor ter problemas hoje do que amanhã”, explicou o espanhol, dono de 164 pontos no campeonato.

Pelo que vinha fazendo na sessão, Alonso não tem dúvidas de que perdeu uma grande oportunidade de conquistar mais uma pole na carreira, o que colocaria pressão em seus rivais que disputam o título nesta temporada. “Mas não tenho dúvida de que conseguiria. Não há dúvida. Seria uma pole fácil, pelos tempos que estávamos fazendo. Quer dizer, nunca é fácil, mas acho que conseguiríamos a pole aqui, sim”, lamentou o piloto, duas vezes campeão da categoria.

Alonso lamentou o problema que teve e a décima colocação no grid (Foto: Ferrari)

Sem a primeira colocação, Alonso foca em marcar a maior quantidade de pontos possíveis na corrida. “Agora é pensar para amanha e tentar marcar o máximo possível de pontos. Às vezes, acontece como em Valência, onde Vettel e Hamilton tiveram problemas, e a gente vai somando pontos para o campeonato”, contou. “Amanhã, com certa margem de segurança, acho que podemos atacar na largada e tentar buscar as posições”.

Com uma margem de 24 pontos de vantagem para Vettel, o segundo colocado no campeonato, ele afirma que ainda está confortável o suficiente para uma cartada diferente durante a prova, diferente de seus rivais, que não podem perder pontos. “Sobre os riscos? Eu acho que podemos arriscar um pouco mais. Dos seis candidatos aos títulos, somos os únicos que podemos fazer isso. Os outros cinco precisam pensar um pouco mais no campeonato”, relembrou.

Por fim, ele não quis lamentar muito o problema que teve e foca no desempenho na corrida. “O carro estava perfeito hoje. Não tínhamos grandes problemas. Mas é isso. Amanhã a corrida é longa e vamos ver o que podemos fazer”, finalizou.

Grande Prêmio cobre ‘in loco’, com a jornalista Evelyn Guimarães, o GP da Itália, neste final de semana, em MonzaAcompanhe o noticiário aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.