Após pressão dos pilotos, FIA deve apresentar projeto de cobertura para cockpit ainda nesta semana, diz revista

De acordo com a revista britânica ‘Autosport’, a FIA se mostrou favorável à ideia de se cobrir o cockpit dos carros de F1, ainda que de maneira parcial, e vai apresentar uma proposta durante uma reunião com os diretores-técnicos das equipes do grid nesta sexta-feira (29)

A pressão promovia pela Associação dos Pilotos da F1, liderada por Alexander Wurz, de introdução de uma maior proteção ao cockpit já para a temporada de 2017, surtiu efeito. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) se mostrou favorável a discutir o assunto e vai apresentar uma proposta, que será colocada à mesa durante uma reunião com os diretores-técnicos das equipes do Mundial na próxima sexta-feira (29). Um dos projetos, desenvolvido pela Mercedes e conhecido como ‘Halo’, compreende uma proteção parcial do cockpit e tem o apoio dos pilotos do grid.
 
A intenção prioritária da Associação dos Pilotos é assegurar um nível maior de segurança aos competidores, sobretudo depois de dois graves acidentes que resultaram em mortes recentemente, casos de Jules Bianchi e Justin Wilson. No entendimento da GPDA, é fundamental garantir uma maior proteção à cabeça, a parte do corpo de um piloto mais vulnerável dentro de um carro de corrida.
 
Segundo informação publicada nesta terça-feira (26) pela revista britânica ‘Autosport’, três projetos distintos de cockpit fechado foram testados na semana passada, sendo que o ‘Halo’ surge como o favorito pela FIA, até por contar com o apoio dos pilotos. Além do projeto desenvolvido pela Mercedes, há o chamado AFP-2, que consiste em uma versão atualizada de uma armação de segurança posicionada sobre o bico do carro, com três lâminas salientes desenvolvidas para deflexão da peça.
A solução da Mercedes, conhecida como 'Halo', é a preferida da FIA, mas traz algumas deficiências (Foto: Reprodução)
O segundo projeto compreende uma armação central formada por três barras que se posicionam na parte dianteira do carro e se conectam com a entrada de ar colocada acima da cabeça do piloto, semelhante a um caça. 
 
Dentre os três projetos, a FIA acredita que o ‘Halo’ é o mais benéfico. O resultado dos testes e uma apresentação do que foi realizado na semana passada está marcada para a reunião desta sexta-feira.
 
O objetivo da FIA é adotar uma proteção maior no cockpit já para o ano que vem, conforme a vontade dos pilotos. Ambos estão em estado de alerta devido aos vários acidentes e mortes recentemente por falta de uma proteção maior à cabeça dos competidores. 
O estado de Jules Bianchi e seu carro após bater no guindaste no Japão (Foto: AFP)
Contudo, a entidade mostra preocupação, sobretudo com o ‘Halo’, por entender que o dispositivo não é capaz de proteger um piloto de forma completa. Objetos como uma roda, de peso muito maior, seria de difícil absorção de impacto pelo ‘Halo’. Outro fator que pesa contra o ‘Halo’ é a possibilidade de prejudicar a visibilidade dos pilotos em algumas curvas de circuitos do calendário, por exemplo. 
 
De forma que o dispositivo não impediria, por exemplo, as mortes trágicas de Bianchi e Dan Wheldon, esta ocorrida em Las Vegas pela Indy, em 2011. Por outro lado, ao menos em teoria, a proteção teria uma capacidade maior de evitar acidentes com os sofridos por Wilson e Henry Surtees, na F2, em 2009.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Seria este o novo carro da Haas?http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/campeao-da-nascar-e-piloto-da-haas-kurt-busch-divulga-foto-de-possivel-pintura-de-carro-da-estreia-na-f1

Publicado por Grande Prêmio em Terça, 26 de janeiro de 2016

 
VEJA NA ÍNTEGRA A EDIÇÃO #13 DO PADDOCK GP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.