Após Sauber falar em risco, Button defende Van der Garde: “Não é um problema de segurança tê-lo guiando o carro”

Jenson Button afirmou que a Sauber foi injusta ao dizer que seria um problema de segurança ter Giedo van der Garde no comando do C34. Holandês ganhou na justiça o direito de disputar o GP da Austrália

A polêmica envolvendo a Sauber segue movimentando o paddock da F1 em Melbourne. Na manhã esta quinta-feira (12), a Suprema Corte do estado de Victoria confirmou a vitória de Giedo van der Garde na ação que moveu contra a escuderia de Peter Sauber. Assim, o holandês tem o direito legal de correr a etapa deste fim de semana, forçando a equipe suíça a escolher entre Felipe Nasr e Marcus Ericsson.
 
Um dos pilotos mais experientes do grid da F1, Jenson Button falou sobre o caso e avaliou que a Sauber foi “injusta” ao falar em segurança como motivo para barrar a participação de Van der Garde na corrida deste fim de semana.
Jenson Button defendeu Van der Garde da acusação de que seria perigoso tê-lo no comando do C34 (Foto: Getty Images)
Durante o julgamento do caso, a escuderia chegou a apelar para um 'inaceitável risco de morte'. "Van der Garde não tem experiência em guiar o C34 e não teria tempo suficiente para aprender", declarou Rodney Garrett, advogado do time.
 
 “O que mais me surpreende são os comentários da Sauber dizendo que é um problema de segurança tê-lo guiando o carro”, disse Button. “Para mim, é uma pena que eles tenham ido nessa direção, porque segurança é sempre uma grande preocupação no esporte a motor, mas não deveríamos falar disso dessa forma”, defendeu o britânico.
 
“Pessoalmente, não é um problema de segurança tê-lo guiando o carro”, afirmou. “Acho que é injusto usar isso contra o Giedo”, opinou. 

#GALERIA(5241)
QUEM É QUEM

Na terceira parte do Guia F1 2015, o GRANDE PRÊMIO faz um raio-X de cada uma das dez equipes do grid para o Mundial que começa neste fim de semana na Austrália, na pista de Melbourne, e que marca a 66ª temporada da história da F1.

O especial também traz as fichas completas dos 22 (!!!) pilotos que vão disputar o título mundial nas 19 ou 20 corridas previstas pelo calendário deste ano. 

VITÓRIA SEM PÓDIO

A Suprema Corte do estado de Victoria confirmou a vitória de Giedo van der Garde na ação que moveu contra a Sauber às vésperas do GP da Austrália, que abre a temporada 2015 da F1. O júri rejeitou o apelo da equipe, que perdeu em primeira instância o caso. Assim, o holandês tem o direito legal de correr a etapa deste fim de semana e coloca a equipe suíça numa encrenca imensa: ignorar a decisão ou limar Marcus Ericsson ou Felipe Nasr?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.