Após Williams anunciar acordo com Mercedes, Renault diz que saída “normaliza situação” para 2014

Renault reconheceu que não teria condições de fornecer motores para cinco equipes no ano que vem e afirmou que mudança da Williams para a Mercedes normaliza situação

A Williams anunciou na manhã desta quinta-feira (30) que fez um acordo de longo prazo com a Mercedes para o fornecimento de motores da F1. Com a nova parceria, a escuderia de Grove encerra seu vínculo com a Renault ao fim desta temporada.
 
Segundo rumores, a Mercedes está oferecendo os propulsores V6 turbo com preços mais em conta, o que justificaria a mudança da Williams. 
 
A Renault, que atualmente fornece os motores de Red Bull, Lotus e Caterham, vai trabalhar também com a Toro Rosso no próximo ano e reconheceu que ter cinco equipes “não faria sentido economicamente”.
Renault deve anunciar em breve acordo com a Toro Rosso (Foto: Getty Images)
“Nós gostaríamos de agradecer a Williams pelo calor que estendeu à Renault nos últimos dois anos e desejar todo o melhor ao time no futuro”, declarou Jean-Michel Jalinier, presidente da Renault Sport F1. “Williams e Renault têm uma longa história juntos e recapitulo rapidamente o espírito vencedor dos primeiros dias da parceria que reascendeu após a vitória na Espanha em 2012”, continuou. 
 
“Vamos continuar a trabalhar ativamente com o time até o GP do Brasil, em novembro, para encerrar a segunda encarnação da parceria com resultados que façam jus a sua reputação”, garantiu. 
 
O dirigente, entretanto, reconheceu que a Renault não teria condições de atender a cinco equipes e considerou que a saída da Williams normaliza as coisas. 
 
“Para a Renault Sport F1, nós declaramos inúmeras vezes que iríamos fornecer [motores] para até cinco times se tivessem pedidos para isso, mas isso não faria sentido economicamente ou seria ideal para os nossos recursos”, admitiu. “Três, ou no máximo quatro, times é o ideal para nós, então a saída da Williams normaliza a situação e torna as coisas muito mais claras do nosso lado.” 
 
“Vamos anunciar o próximo time em uma questão de dias, e então confirmar o estágio final antes do fim de junho. Continuamos incrivelmente motivados com esse desafio dos motores de 2014”, completou. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.