‘Aprendiz’, Sainz diz que se espelha em Alonso para desenvolver carreira na F1: “Ele é um bom modelo a seguir”

Carlos Sainz Jr. Tem uma relação com Fernando Alonso que vai além do respeito e da admiração. O madrileno vê o bicampeão do mundo como o grande exemplo a ser seguido para ter uma carreira de sucesso na F1. O piloto da Toro Rosso, assim como seu compatriota, viveu um ano cheio de problemas, mas espera reagir e ter um 2016 mais positivo no Mundial

Embora tenha como maior referência na vida o pai e bicampeão mundial de rali Carlos Sainz, o filho Carlos Sainz Jr. se espelha em outro bicampeão para desenvolver sua carreira na F1. O madrileno, que fez sua estreia no Mundial em 2015 como piloto da Toro Rosso, enxerga em Fernando Alonso o maior exemplo e sonha em trilhar seus passos na pincipal categoria do automobilismo.
 
Em comum, Sainz Jr. e o experiente Alonso tiveram em comum uma temporada com muitos problemas. Fernando viveu às turras com a falta de confiabilidade e potência do conjunto McLaren-Honda MP4-30 e teve como melhor resultado um quinto lugar no GP da Hungria. Sainz, por sua vez, apresentou boas performances, mas que foram ofuscadas por inúmeras quebras do motor Renault e do próprio carro da Toro Rosso. 
O aprendiz ao lado do mestre: Sainz Jr. diz que se espelha em Alonso para desenvolver carreira na F1 (Foto: AP)
Na comparação com seu companheiro de equipe, o badalado Max Verstappen, os números foram muito desfavoráveis ao espanhol, que somou 18 pontos, contra 49 do jovem holandês.
 
Na visão do ‘aprendiz’ Sainz Jr., a forma como Alonso tem lidado com as adversidades nesta fase final de sua carreira serve como um exemplo a ser seguido. “Ele é um bom modelo a seguir”, comentou Carlos em entrevista à revista britânica ‘Autosport’. 
 
“Agora ele está passando por um momento muito difícil em sua carreira, de modo que vai ser interessante ver como ele reage. Ver como ele administra todas essas coisas. E interessante ver, para observar e aprender. Ano passado foi sobre aprender”, disse o espanhol, que negou ver em Alonso uma espécie de conselheiro.
 
“Fernando não precisa me dar conselhos porque sempre eu me espelho nele. Ele não vem e me diz ‘talvez você teste isso ou aquilo’. Só falando com ele, ou na parada dos pilotos, como ele sempre me vê, ou mesmo no paddock, posso aprender com ele. É como um espelho para eu observar”, acrescentou.
 
Sainz Jr. voltou a lamentar as quebras que lhe tiraram as chances de obter uma melhor colocação no seu primeiro Mundial de Pilotos. “Não é bom ver que você não tem todos os pontos que você merece no Mundial. Mas, no fim das contas, Red Bull e a Toro Rosso sabem os pontos que poderiam ter somado, eles fizeram o cálculo. Muita gente ficaria surpreso por ver a quantidade de pontos que eu poderia ter somado se não fossem os problemas de confiabilidade.”
 
“Dos cálculos que vi, poderia ter estado muito mais acima, mas você nunca sabe, no fim das contas. É preciso aceitar. Isso é esporte e às vezes não depende só de você. Com sorte, em 2016 tudo vai se resolver e poderemos avançar”, finalizou Sainz Jr., confiante no futuro na F1.
 
VEJA NA ÍNTEGRA EDIÇÃO #13 DO PADDOCK GP
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.