Aproveitar Newey e animar Alonso: 5 desafios da Aston Martin na F1 2025

A Aston Martin trouxe detalhes maiores do AMR25 neste domingo (23) e, com eles, o otimismo de, ao menos, ter regularidade para fazer Fernando Alonso brigar mais em cima na F1 2025

A Aston Martin completou o lançamento do AMR25 neste domingo (23) e trouxe junto um otimismo interessante para a F1 2025. Enquanto conta os dias para ter Adrian Newey trabalhando efetivamente na equipe, os verdinhos apresentaram o carro que esperam ter mais “previsibilidade e estabilidade”.

A verdade é que o projeto é realmente bem diferente do antecessor. Ainda que a mão de Newey só apareça nas atualizações durante no ano, é um bólido que tende a dar segurança e um pouco mais de regularidade. É tudo que Fernando Alonso precisa para seguir motivado até a mudança do regulamento, em 2026.

E o regulamento também é uma questão importante. Ao mesmo tempo em que precisa pensar em atacar de vez em 2026, o time não pode descuidar deste ano para não perder mais terreno no grid.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco desafios para a Aston Martin na F1 2025:

A Aston Martin tenta furar a barreira da ‘F1 A’ (Foto: Aston Martin)

Aproveitar os “palpites” de Newey

Newey chega nos próximos dias para assumir de vez os projetos da Aston Martin na F1, mas, em tese, vai focar em 2026, com a chegada do novo regulamento. Só que o próprio engenheiro já assumiu que vai “palpitar” no desenvolvimento do AMR25. E a equipe precisa aproveitar isso nas poucas atualizações que devem acontecer em 2025.

Equilibrar as coisas para chegar em 2026 como postulante a vitórias

2025 é uma temporada complexa para todo mundo, com o novo regulamento batendo à porta para 2026. No entanto, a Aston Martin aparece nos holofotes como uma das maiores dúvidas para este ano. É que, ao mesmo tempo em que há orçamento de sobra por lá, o time estagnou completamente desde o começo do campeonato de 2023.

E aí que mora a grande questão: caso o AMR25 nasça bem e, de fato, resolva os problemas e traga estabilidade, tudo certo, mas e se nascer mal? Um começo ruim parece ter toda cara de projeto largado e foco total em 2026, com Newey.

O lançamento do AMR25 da Aston Martin (Vídeo: Reprodução / Aston Martin)

Fazer Alonso acreditar de novo no projeto

Isso aqui é um desafio e tanto. E é absolutamente crucial para o futuro do projeto da Aston Martin. A equipe britânica tem de dar um jeito de entregar algum sinal de que as coisas vão melhorar porque, no fim das contas, Alonso já não esconde mais a insatisfação e, claro, vai completar 44 anos durante o campeonato.

Fernando é um exemplo incrível de longevidade, muito legal, mas não é para sempre. Parece certo que vai esperar Newey antes de tomar uma decisão, mas um 2025 tétrico poderia significar uma pressão ainda maior no próximo projeto.

Somar pontos de verdade com Stroll

Lance Stroll é o ponto fraco da dupla da Aston Martin e isso não vai mudar, mas pode ao menos dar uma melhorada. O canadense, que já não é um primor do ponto de vista técnico, tem se mostrado pouco interessado e aí vira uma combinação fatal. Os britânicos precisam arrumar alguma forma de fazer o filho do homem pontuar e ajudar Alonso na caçada.

Descolar do resto da ‘F1 B’ e ameaçar a ‘F1 A’

É crucial que, com o orçamento e as pretensões que possui, a Aston Martin faça muito mais que em 2024. O começo de 2023 precisa ser reproduzido, pódios seguidos, briga por pole, por vitórias. Tudo bem, 2026 está aí e vem com Newey, mas não dá para tomar pressão da Haas, da Racing Bulls. É hora de começar a bater na porta da ‘F1 A’ de verdade.

Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.