Aproximação de tufão leva chuvas intensas à região de Suzuka nas primeiras horas deste domingo

O palco do GP do Japão amanheceu molhado diante das chuvas fortes provenientes da chegada do tufão Phanfone. A previsão aponta 100% durante a tarde, período em que a corrida será disputada

A aproximação do tufão Phanfone à costa do Japão provocou intensas chuvas nas primeiras horas deste domingo (4) em que a F1 tem uma corrida a realizar. O fenômeno meteorólogico ganhou força e chegou a ser classificado como supertufão, de categoria 4, com ventos acima de 210 km/h. Neste momento, 11h em Suzuka (23h em Brasília), chove pouco sobre o autódromo de Suzuka.

A previsão aponta que há 100% de chance de chuva durante o resto da manhã e a tarde no circuito japonês, o que significa, obviamente, que, se houver largada, esta vai acontecer sob safety-car e com todos usando pelo menos pneus intermediários.

Mapa de satélite mostra Japão coberto por nuvens neste domingo (Foto: Reprodução Meteoearth)

As imagens de satélite mostram que o epicentro do tufão está bem colado à ilha sul que compõe o Japão, mas suas consequentes e densas nuvens já cobrem quase que todo o território do país.

O início do GP do Japão está previsto para as 3h, mas o diretor de prova, Charlie Whiting, disse aos jornalistas há pouco que, se a previsão do tempo estiver realmente correta — de que as chuvas vão se intensificar na hora anterior à largada —, não haverá corrida porque a situação "ficaria muito perigosa". A FIA se prontificou em antecipar a largada em quatro horas, algo que a jogaria para as 23h (de Brasília), mas a Honda, promotora do GP, vetou porque temia perder espectadores.

Se houver, Nico Rosberg larga na pole e Lewis Hamilton completa a primeira fila; a segunda tem os carros da Williams, com Valtteri Bottas à frente de Felipe Massa. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as informações e está monitorando a situação do tempo em Suzuka.

Atualização às 00:45
A Ubimet, fornecedora oficial de previsão do tempo da F1, informou à BBC Radio em Suzuka que as chuvas estão vindo em escalas e com grau de intensidade crescente. São esperados de 3 a 4 mm de chuva durante o horário do GP do Japão.

As imagens deste domingo do GP do Japão
#GALERIA(5098,82460)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.