Assoalho, asa traseira e freios: Ferrari atualiza SF-25 no Bahrein para corrigir downforce

A Ferrari precisou subir o assoalho depois da desclassificação de Lewis Hamilton na China, deixando-o 3 mm além do esperado. Isso tem causado uma perda de downforce estimada em 20 pontos de carga

A temporada 2025 mal começou, mas a Ferrari já corre contra o tempo para corrigir os problemas da SF-25 antes de começar a pensar no ano que vem. Para este fim de semana, no Bahrein, a grande expectativa é o pacote de atualizações que tem como carro-chefe o assoalho, e a equipe espera que a novidade corrija uma atual perda de downforce estimada em 20 pontos de carga.

A informação é do portal italiano Auto Racer desta terça-feira (8). O jornal La Gazzetta dello Sport já havia noticiado que o carro vermelho teria um fundo novo na etapa em Sakhir, o primeiro passo de uma série de atualizações que terá o ápice em Miami, quando a Ferrari colocará em jogo um grande pacote de atualizações.

O Auto Racer, no entanto, deu mais detalhes sobre a questão que a escuderia de Maranello tem enfrentado neste início de ano. A SF-25 está 3 mm mais alta que o esperado, o que representa uma perda de pressão aerodinâmica em torno de 20 pontos — em média, um ponto equivale a 0s01, portanto o prejuízo estimado do atual assoalho da Ferrari seria de 0s2, mas essa medida costuma variar de equipe para equipe.

Os italianos precisaram subir a altura do carro depois da desclassificação de Lewis Hamilton no GP da China pelo desgaste excessivo da prancha. A mudança, contudo, já havia sido determinada no início da temporada visando estabilidade do pico de downforce. No Bahrein, o novo assoalho terá os túneis venturi — dutos de ar que ajudam a gerar a pressão que prende o carro ao chão — revisados.

Charles Leclerc ficou decepcionado com resultado no Japão (Foto: Ferrari)

Mas não é apenas o fundo da SF-25 que terá novidades. Espera-se também modificações na asa traseira e uma nova pinça nos freios traseiros.

Como Dino Beganovic está escalado para o TL1 no lugar de Charles Leclerc, Hamilton é quem deve experimentar primeiro as atualizações da Ferrari, enquanto o novato terá nas mãos a versão anterior do carro. Mas a divisão será importante para oferecer à esquadra comandada por Frédéric Vasseur um comparativo entre o comportamento de cada carro.

A Ferrari ocupa no momento a quarta posição no Mundial de Construtores, com 35 pontos. A distância para a líder, McLaren, já está em 76.

Fórmula 1 volta de 11 a 13 de abril para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.

▶️ LEIA TAMBÉM: Norris testa inteligência e vai sofrer de novo em briga direta com Verstappen
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.