Aston Martin bate o pé e discorda de punição de Alonso em Jedá: “Não ganhou vantagem”

Aston Martin afirmou que faz análise dos vídeos e deixou aberta a possibilidade de recorrer da decisão dos comissários

Stroll sofreu problema e abandonou GP da Arábia Saudita (Vídeo: Divulgação)

A Aston Martin não está convencida quanto à validade da punição de 10s que tirou Fernando Alonso do pódio e o colocou na quarta colocação do GP da Arábia Saudita, realizado neste domingo (19), em Jedá. A sanção foi aplicada por irregularidades no momento em que o espanhol foi pagar os 5s recebidos por ter alinhado o carro fora do colchete no grid de largada.

Em entrevista à imprensa após a corrida, o chefe da escuderia inglesa, Mike Krack, revelou que estava fazendo as análises das imagens de vídeo e, caso julgasse a penalização como injusta, deixou aberta a possibilidade da equipe recorrer da decisão dos comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A punição se deu porque um dos mecânicos encostou o macaco hidráulico no carro.

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“Em primeiro lugar, precisamos ver os vídeos (do pit-stop e da punição) para saber o que aconteceu exatamente. Isso é o que estamos fazendo agora. Então, eu realmente não posso dizer onde isso vai dar”, disse Krack.

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Fernando Alonso terminou a corrida em terceiro, mas com a punição de 10s caiu para a quarta colocação (Foto: Aston Martin)

“O regulamento afirma que você não pode trabalhar no carro, mas talvez seja um pouco ambíguo. É algo que precisamos observar. Temos uma contagem regressiva [no procedimento]. Acreditamos que tudo estava seguro. Não houve qualquer vantagem obtida com isso”, completou.

Além de analisar os motivos que levaram à sanção ao espanhol da Aston Martin, outro argumento sustentado tanto pelo piloto, quanto pela escuderia é o da demora para a comunicação, já que o regulamento também estabelece “um período limite” para o anúncio desse tipo de punição. Com a punição, a terceira colocação da corrida foi herdada por George Russell, da Mercedes.

A Fórmula 1 continua a temporada com o GP da Austrália, no circuito de rua de Melbourne, entre os dias 31 de março e 2 de abril.

ATUALIZAÇÃO: Logo após ser informada da punição de 10s a Fernando Alonso, a Aston Martin decidiu protestar e pediu revisão aos comissários. O chefe de equipe Mike Krack alegou que não houve qualquer vantagem na atitude dos mecânicos da equipe durante a punição de 5s paga na corrida pela irregularidade na largada. Portanto, não fazia sentido uma segunda sanção.
3h após o final do GP da Arábia Saudita, a FIA resolveu aceitar a apelação e devolver Alonso ao terceiro lugar. A corrida em Jedá marcou, portanto, o seu 100º pódio na Fórmula 1. Com Isso, George Russell voltou a ser o quarto colocado.

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