Aston Martin vê Singapura como “teste da performance humana”: “Corrida de endurance”
Chefe da Aston Martin, Mike Krack ressaltou as condições exigentes fisicamente do GP de Singapura, com 62 voltas sob forte calor e alta umidade, e celebrou o desempenho da equipe antes da pausa de um mês para o GP dos Estados Unidos
Em uma corrida de boas e más notícias, a Aston Martin conseguiu deixar o GP de Singapura com quatro pontos conquistados, todos eles por Fernando Alonso — que terminou em oitavo na corrida do último domingo (22). Lance Stroll, por outro lado, não conseguiu escalar o grid após mais uma classificação ruim e terminou apenas em 14º. Chefe da equipe inglesa, Mike Krack aproveitou a ocasião para destacar a resistência dos pilotos em uma das corridas mais exigentes fisicamente em todo o calendário da F1.
“Vimos um teste impressionante da performance humana”, destacou Krack. “Os pilotos completaram 62 voltas de corrida em Singapura sob alta umidade, temperaturas acima dos 30ºC e nenhum descanso”, ressaltou o chefe da Aston Martin.
Sobre a prova da Aston Martin em si, Krack agradeceu à equipe pelos cuidados com Stroll antes da largada. O canadense sentiu algumas “vibrações estranhas” quando se encaminhava ao grid, e os mecânicos precisaram fazer uma mexida de precaução em um conjunto de freios do carro.
No fim, o problema foi resolvido antes das luzes se acenderem, mas Krack lamentou que a corrida não tenha apresentado nenhum cenário alternativo para ajudar o canadense a ganhar posições.
“A equipe do Lance trabalhou rapidamente em uma troca de precaução após problemas de freio que vimos no caminho ao grid. Eles mostraram um incrível trabalho em equipe, e Lance conseguiu completar a corrida sem problemas. Ele [Stroll] foi bem, mas, estranhamente, não vimos um safety-car em Singapura, o que poderia ter aberto algumas oportunidades”, disse.
Sobre Alonso, Mike celebrou a conquista dos pontos e voltou a ressaltar a classificação do espanhol, que aproveitou os problemas da Ferrari e colocou a Aston Martin na sétima posição. Ultrapassado pelos carros italianos na corrida, o espanhol deu um undercut em Nico Hülkenberg para garantir o oitavo posto.
“Os quatro pontos de Fernando [Alonso] foram uma recompensa conquistada com dificuldade após uma impressionante classificação e uma corrida de endurance”, elogiou.
Por fim, Krack saiu satisfeito com os pontos somados nas duas últimas etapas, ambas corridas de rua, e direcionou novamente a palavra para os funcionários da Aston Martin, que precisaram lidar com condições extremas para trabalhar no fim de semana de Singapura.
“Somamos bons pontos na sequência entre Azerbaijão e Singapura. Agora, temos uma pequena pausa para reagrupar e encontrar mais performance antes das últimas seis corridas, começando em Austin. Gostaria de agradecer a todos que trabalharam na garagem em condições extremas nesse fim de semana”, finalizou o chefe da Aston Martin.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.