Aston Martin projeta AMR25 “mais fácil de pilotar” em meio a “grid muito próximo” da F1
Andy Cowell, chefe da Aston Martin, espera que o AMR25 seja um carro mais controlável e fácil de pilotar para Lance Stroll e Fernando Alonso
Neste domingo (23), a Aston Martin revelou as primeiras imagens oficiais do AMR25, carro da temporada 2025 da Fórmula 1, após o lançamento da pintura no F175 Live na última semana. Andy Cowell, chefe da equipe inglesa, afirmou na divulgação do novo bólido que espera ver um carro “mais controlável e fácil de pilotar”, além de reforçar que está ansioso pelos primeiros testes.
Cowell, que vai entrar no primeiro ano completo como chefe da equipe depois de assumir o posto deixado por Mike Krack no meio de 2024, disse que o AMR25 foi feito levando em consideração “lições e feedbacks” coletados ao longo da temporada passada.
Com isso, espera evoluir dentro da parte de cima do pelotão e sobreviver em meio a um grid que Cowell espera estar “próximo e competitivo desde o início”. Mesmo com um ano inteiro ainda pela frente, o dirigente também apontou para a mudança de regulamento em 2026 e reforçou a importância de “melhorar continuamente” rumo ao ano seguinte.
“Estou animado para começar esta temporada e ver o AMR25 indo à pista amanhã, no Bahrein”, destacou Cowell. “É o culminar de um trabalho árduo e uma dedicação tremenda no AMR Technology Campus. Todos somos inspirados pelo DNA da Aston Martin e temos uma busca incansável pela excelência, tanto dentro quanto fora da pista”, continuou.
“Para o carro deste ano, realmente levamos em consideração as lições e o feedback da temporada passada. Focamos em criar um carro mais fácil de pilotar para Lance e Fernando e nos esforçamos muito para torná-lo mais controlável. Esperamos que seja um grid muito próximo e competitivo desde o início, na Austrália, então sabemos que não será fácil”, analisou.
Em 2024, a Aston Martin viveu um ano de baixa em comparação com 2023, quando subiu ao pódio em oito ocasiões. Apesar de ter mantido a quinta colocação do Mundial de Construtores, a equipe não conseguiu ficar no top-3 em nenhuma prova do ano.
“Nossos objetivos são realistas, com uma visão de como podemos melhorar continuamente em todas as áreas, especialmente à medida que, assim como todas as equipes, aproximamo-nos de uma mudança vital no regulamento em 2026″, concluiu Cowell.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

