Audi diz que “não pagou nada” à McLaren e reitera que Bortoleto “já estava livre”
Líder do projeto da Audi na F1, Mattia Binotto confirmou em entrevista coletiva a informação revelada em primeira mão pelo GRANDE PRÊMIO
Mattia Binotto, diretor de operações do projeto da Audi na Fórmula 1, confirmou nesta quarta-feira (6) que Gabriel Bortoleto já não tinha mais nenhuma ligação com a McLaren no momento da assinatura entre as partes — a Sauber será a casa do brasileiro na temporada de 2025 da categoria mais popular do automobilismo mundial.
Durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (6), horas após a equipe confirmar Bortoleto por múltiplos anos na Fórmula 1, Binotto ratificou a informação publicada em primeira mão pelo GRANDE PRÊMIO na última sexta-feira (1), de que Gabriel encerraria o acordo como membro da academia de pilotos da McLaren.
“Não falei com Zak [Brown], exceto para cumprimentá-lo e apertar sua mão. Nós não pagamos, Gabriel estava livre para sair porque teve a oportunidade”, declarou o dirigente da Sauber Audi.
LEIA TAMBÉM
▶️ Futura casa de Bortoleto na Fórmula 1, Audi chegou ao Brasil pelas mãos de Senna
▶️ Bortoleto chega à Fórmula 1 2025 embalado por franco crescimento e consolidação na F2
▶️ Bortoleto se une à Sauber em 2025 e vira 33º brasileiro da história a correr na Fórmula 1
▶️ Bortoleto encerra jejum de 7 anos e faz Brasil voltar a ter piloto titular no grid da F1
“Conheci Gabriel há algumas semanas aqui em Hinwil. Fiquei impressionado com sua personalidade, atitude e mentalidade. Portanto, não acho que seja apenas um piloto fantástico com alto potencial, também é uma pessoa fantástica e isso é algo muito importante para o nosso projeto. Então, no geral, estamos muito felizes por estar aqui hoje para recebê-lo”, completou.
O dirigente do projeto da Audi na Fórmula 1, apesar de exaltar Bortoleto, indicou que a demora na escolha do companheiro de equipe de Nico Hülkenberg a partir de 2025 foi além do impasse com a McLaren, mas também havia dúvidas se a estreia do brasileiro na categoria deveria ser no ano que vem ou mais adiante.
Soube o GRANDE PRÊMIO que Sauber e Audi ainda possam ter pendências a resolver nesta passagem de bastão de uma companhia à outra, ou até mesmo por uma avaliação do clã Bortoleto de não valeria tanto a pena entrar em uma Sauber de fundo de pelotão e passar um primeiro ano de agruras e sofrimentos.
“Eu o vi correr muito bem, impressionado com a velocidade e o potencial, mas, acima de tudo, tem capacidade de se desenvolver e melhorar. Para a Audi, foi uma escolha óbvia, era apenas uma questão de quando fazer. Nós nos perguntamos se deveria ser para a temporada de 2025 ou dar a ele um pouco mais de tempo. No entanto, ver outros jovens pilotos se saindo bem na F1 me deu mais confiança de que Gabriel pode se sair muito bem desde o início”, encerrou Binotto.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.