Audi interrompe desenvolvimento de hipercarros e aumenta rumores sobre F1

A Audi parou o desenvolvimento dos hipercarros do WEC e do IMSA, previstos para estrearem em 2023. A montadora alemã possui interesse em entrar na Fórmula 1 e pode estar juntando recursos para isso

HAAS SEM MAZEPIN. E FITTIPALDI? + TESTES DA FÓRMULA 1 NO BAHREIN | Paddock GP #277

A Audi segue impaciente por uma vaga na Fórmula 1 e, para alcançar o objetivo, está disposta a encerrar as atividades em outra categoria e abandonar um importante projeto que vinha se dedicando nos últimos meses.

Depois de anunciar oficialmente a saída da Fórmula E no fim do ano passaod, a Audi revelou que estava desenvolvendo um protótipo de hipercarro para a disputa do Mundial de Endurance [WEC] e do IMSA SportsCar. A inovação já chegou até mesm a testar na pista, mas o plano era colocar no campeonato no próximo ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Audi também deixou a Fórmula E no fim da última temporada (Foto: FIA Fórmula E)

De acordo com fontes ligadas ao site SportsCar365, a Audi “interrompeu o programa pelos próximos 2 a 3 meses”, mas os motivos da pausa no desenvolvimento dos modelos não foram revelados.

A mais provável relação é com a Fórmula 1. Diante da possibilidade de um novo regulamento para as unidades de potência, um sistema mais barato e dentro de uma plataforma controlada, a marca alemã iniciou conversas com a categoria no ano passado e agora precisa decidir o que fazer.

Ao lado da compatriota Porsche, a Audi estuda até mesmo ter uma equipe própria no grid da F1, como informou a revista alemã Auto Motor und Sport. De acordo com reportagem publicada ainda em 2021, o prazo dado pelas montadadoras para a definição sobre a entrada na Fórmula 1 era dezembro. Embora nenhuma decisão a respeito tenha sido tomada desde então, o interesse das marcas pelo topo do esporte a motor segue ainda mais forte.

Atualmente, enquanto as duas marcas trabalham no desenvolvimento dos respectivos hipercarros para a entrada no WEC em 2023, a Audi está perto de completar o Dakar 2022 com o protótipo elétrico RS Q e-tron, como parte da mudança de foco da montadora, que decidiu deixar a Fórmula E e trilhar novos caminhos no esporte a motor.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

COMO O NÚMERO #1 PASSOU A SER USADO PELOS CAMPEÕES DA FÓRMULA 1?
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar