Aumento da tensão entre Azerbaijão e Armênia em Nagorno-Karabaj preocupa organização do GP da Europa em Baku

O Azerbaijão vai receber sua primeira prova da F1, o GP da Europa em Baku, no próximo mês de junho, mas a prova vai acontecer exatamente no pior momento do conflito na República de Nagorno-Karabaj em 22 anos. Lá, há quase um século, a maioria étnica armênia tenta se livrar do Azerbaijão, onde oficialmente está

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Há vários motivos que devem culminar no cancelamento, nos próximos dias, do eP de Moscou da F-E. Mas um deles está num conflito geopolítico. A preocupação com a tensão na República de Nagorno-Karabaj anda aumentando em escalada e fazendo a F1 coçar cabeças com relação ao GP da Europa em Baku.

 
Nagorno-Karabaj é um território localizado na Transcaucásia, quase que completamente dentro do Azerbaijão – mas com um pedaço e maioria étnica na Armênia. É um motivo de conflito entre os países. Uma guerra entre os dois lados eclodiu mais recentemente no final da União Sovética. 
 
Desde 1994, tropas armênias e do Nagorno-Karabaj ocupam parte do Azerbaijão negociando um acordo. Só que a situação tem piorado nos últimos meses com os dois lados acusando o outro de ter quebrado os termos do cessar-fogo. A maioria étnica em Nagorno-Karabaj é armênia, mas está no território do Azerbaijão desde um decreto de Joséf Stálin, décadas atrás.
O conflito em Nagorno-Karabaj cresceu (Foto: SPUTNIK/ ASATUR YESAYANTS)
Mesmo assim, o país garante a segurança para a F1. "O Azerbaijão sempre manteve os padrões mais altos, assegurando que atletas, turistas, fãs e todos os participantes estejam seguros em qualquer evento no país", divulgou o Ministério do Esporte do país.
 
Bernie Ecclestone, velho promotor da ideia de que a F1 deve ignorar quaisquer traços políticos dos países onde vai, não vê conflitos de interesse. "Estou certo de que não será assim [cancelada]. Tivemos uma situação semelhante no Bahrein. Não estávamos envolvidos nele, nós não estamos lutando com ninguém".
 
Um porta-voz do GP da Europa também tratou de diminuir a preocupação, apesar da morte de 30 militares, 18 armênios e 12 azeris, em abril. 
 
"Estamos confiantes de que o GP da Europa não está em perigo. Acompanhamos as notícias, mas as corridas estão separadas da política. Fora isso, entendemos que a situação está menos tensa", encerrou.
 
O GP europeu em Baku acontece no final de semana do dia 19 de junho.
 
PADDOCK GP #27 RELEMBRA COBERTURA DA MORTE DE AYRTON SENNA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.