Ausência de Binotto nas corridas finais esconde negociação para demissão da Ferrari

Revista francesa AutoHebdo revela que direção da Scuderia estuda saída de atual do diretor da gestão esportiva após fracasso na temporada 2022 da Fórmula 1

Chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto vai aparecer no fim de semana de GP de Abu Dhabi, a última prova da Fórmula 1 em 2022, mas as recentes ausências do suíço indicam que seu período como líder da Scuderia pode estar próximo do fim, segundo a revista francesa AutoHebdo.

Conforme a publicação, as críticas sobre Binotto sempre foram fortes, mas ele tinha o apoio de John Elkann, presidente da Ferrari. Porém, o GP da Inglaterra deste ano, quando Charles Leclerc deixou de vencer após uma má escolha estratégica do time, que acabou tirando o monegasco até do pódio. À época, Leclerc estava 49 pontos atrás de Max Verstappen na disputa pelo título.

Segundo fontes próximas a Maranello, o momento não é mais de diálogo, e sim de separação. Mattia está na Ferrari desde 1995, inicialmente na área dos motores. Em 2019, foi promovido ao posto de chefe de equipe após a saída de Maurizio Arrivabene.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Ainda segundo a publicação, a Ferrari deseja um nome experiente à frente, e apesar de ser uma régua de corte que elimina vários candidatos, um nome que circula desde a época de Sergio Marchionne, antigo presidente da Ferrari e falecido em 2018, é de Fréderic Vasseur, chefe da Alfa Romeo. Andreas Seidl, da McLaren, também é elogiado, além de Laurent Mekies, que já ocupa o posto de diretor esportivo da Scuderia.

A Ferrari ocupa o segundo lugar no Mundial de Construtores de 2022, com 19 tentos de vantagem sobre a Mercedes antes da última corrida. O time venceu quatro vezes, três com Charles Leclerc, e uma com Carlos Sainz.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.