Austrália renova e fica no calendário até 2037, mas ‘anuncia’ abertura da F1 2024 em Jedá

Meio 'sem querer', o governo do estado de Victoria, na Austrália, ao confirmar a permanência da Fórmula 1 no país por mais dois anos, entregou que a abertura do Mundial de 2024 será na Arábia Saudita. A categoria disse que a confirmação será feita apenas ao final do próximo ano

A temporada 2023 da Fórmula 1 ainda não começou, mas a categoria já definiu que a Arábia Saudita será o palco da abertura do Mundial seguinte, em 2024. E a mudança foi revelada meio que por acaso pelo governo do estado de Victoria, na Austrália, nesta quinta-feira (15).

Ao confirmar a extensão do contrato de Melbourne com a F1 por mais dois anos, indo agora até o final de 2037, o comunicado oficial do estado de Victoria — onde o circuito de Albert Park está localizado — falava sobre o acordo para a Austrália voltar a ser sede de abertura por pelo menos quatro temporadas nos próximos 15 anos. A expectativa era que isso acontecesse já em 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O GP da Austrália fica no calendário da F1 até 2037 (Foto: AFP)

“Parte do acordo é para Melbourne receber a primeira etapa da temporada da F1 em pelo menos quatro anos entre 2023 e 2037, com a Arábia Saudita sediando a primeira corrida da temporada 2024, em respeito ao Ramadã [nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica jejum]”, declarou o governo do estado australiano.

Em 2024, o Ramadã terá início no dia 10 de março na Arábia e vai até 8 de abril, o que significa que a F1 deve optar por começar a temporada no fim de semana anterior, dia 3. A categoria, no entanto, declarou que “não divulgou detalhes sobre calendários futuros” e que o calendário da temporada 2024 “será confirmado ao final do próximo ano”.

Este ano, o período tradicional de jejum para a cultura islâmica vai de 22 de março a 20 de abril, após as etapas do Bahrein (5 de março) e de Jedá (19 de março). A Arábia Saudita entrou no calendário da F1 em 2021 e tem planos de transferir a etapa de Jedá para um complexo maior, perto da capital Riad, em Qiddiya, a partir de 2026. O governo local, no entanto, não descarta a chance de ter duas corridas da categoria no país árabe.

Já a Austrália, que ficou de fora do calendário da F1 em 2020 e 2021 por conta da pandemia da covid-19, recebeu a abertura do Mundial de 1996 até 2019, exceto nas temporadas de 2006 e 2010. A corrida retornou ao calendário este ano após as rodadas do Bahrein e da Arábia Saudita.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.