Avesso a ordens de equipe, Whitmarsh defende McLaren: “Tratamos pilotos de forma limpa”

Martin Whitmarsh defendeu a postura da McLaren de não lançar mão de ordens de equipe e afirmou que o time de Woking sempre tratou seus pilotos de forma limpa

Nos últimos dias as ordens de equipe na F1 voltaram a ser um tema frequente no noticiário por conta das ações de Mercedes e Red Bull no GP da Malásia do último domingo (24). Mesmo reconhecendo que é uma postura muito comum, Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, defendeu sua opção por deixar os pilotos livres, apesar de admitir que isso já criou situações complicadas. 
 
“Nós sempre tratamos nossos pilotos de forma limpa e clara. E eles sabem disso”, assegurou. “Nós deixamos que briguem por uma vitória se acreditam que estão em condições de consegui-la. Isso nos criou momentos complicados no passado com Hamilton e Button”, lembrou Whitmarsh. 
Whitmarsh afirmou que ordem de equipe poderia ter garantido título de 2007 (Foto: McLaren)
O chefe do time reconheceu que, se tivesse lançado mão de ordens de equipe, teria conquistado o título de 2007, que ficou com Kimi Räikkönen. “Teríamos vencido se tivéssemos favorecido a um dos dois”, considerou. “Me decepcionou perder, mas me sinto bem pelo que fizemos”, declarou. 
 
O dirigente também comentou a atitude de Sebastian Vettel, que ignorou uma ordem da Red Bull durante o GP da Malásia. “É muito sério se você diz a um piloto para fazer algo e ele não faz. Pode até ser motivo para romper um contrato”, apontou. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.