Berger vê Vettel como Senna e Schumacher e diz que grandes pilotos "desenvolvem egoísmo extra"

Gerhard Berger não entrou na lista de críticos de Sebastian Vettel. O austríaco entende que o piloto é como Ayrton Senna e Michael Schumacher, porque "possuem uma carga extra de egoísmo"

Gerhard Berger se recusou a criticar a postura de Sebastian Vettel no GP da Malásia, segunda etapa da F1, disputado há duas semanas. O alemão desobedeceu a uma ordem direta da Red Bull, superou o companheiro Mark Webber e venceu a corrida. Para Berger, que foi companheiro de equipe de Ayrton Senna na McLaren, o comportamento do jovem tricampeão não difere de outros grandes pilotos da F1, porque "possuem uma carga extra de egoísmo".

Por conta da gana por vitória, o austríaco vê Sebastian em pé de igualdade com o próprio Senna e também com o heptacampeão Michael Schumacher. "Há pilotos como Senna ou Schumacher ou Vettel, que desenvolvem um egoísmo extra na pista", disse o ex-piloto ao 'Auto Bild', da Alemanha. "Situações como as da Malásia instigam o instinto assassino, onde se pode pensar em apenas uma coisa: 'Eu quero ganhar a corrida'", completou.

Ao lado do parceiro de Red Bull, Vettel comemora timidamente a vitória (Foto: Getty Images)

"Em última análise, é o que faz de você três, quatro, cinco ou sete vezes campeão. Por isso, caras como Senna, Schumacher e Vettel sempre desobedecem a ordens de equipes, a menos que seja em seu beneficio", acrescentou.

Mas Berger também não esqueceu Webber. O australiano se irritou com a atitude do companheiro de equipe e bradou contra o germânico e a própria equipe. Mas Gerard acha que Webber antes de criticar, precisa provar que pode bater Vettel na pista. "Ele precisa limpar a boca, colocar os pés no chão e provar para todo mundo que pode superar Sebastian Vettel", concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.