De ‘Bibicrazy’ a Bortoleto da F1: Sette Câmara lembra ousadia do amigo desde jovem
Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Sérgio Sette Câmara abordou volta do Brasil à Fórmula 1, relembrou amizade com Gabriel Bortoleto e revelou até um apelido gerado pela ousadia prematura do hoje piloto da Sauber
Prestes a estrear oficialmente como piloto de Fórmula 1 pela Sauber, Gabriel Bortoleto já impressionava há muitos anos pela velocidade — e ousadia — que demonstrava nas pistas. E o arrojo chamava desde cedo a atenção dos mais velhos, como a do amigo Sérgio Sette Câmara, hoje na European Le Mans Series (ELMS). Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, o reserva da Nissan na Fórmula E abordou detalhes sobre a ligação com o estreante e revelou até um curioso apelido: ‘Bibicrazy‘.
Primeiro, o mineiro ressaltou o feito de chegar à Fórmula 1 como uma espécie de unanimidade, já que Bortoleto entra com a credencial de quem venceu F2 e F3 nos anos de estreia. Além disso, Sette Câmara também citou Felipe Drugovich como um merecedor de vaga no grid, mas disse que a vida “não foi justa” com o reserva da Aston Martin.
“Fiquei feliz demais. Ele e o Drugo mereciam muito, tá? Mas, cara, a vida nem sempre é justa. E o Bibi é um cara que merecia pra caramba. E a gente está falando de um consenso, né? Todas as mídias. Você vê que não tem nenhum cara, nenhuma mídia, ninguém fala que foi porque é brasileiro. Todo mundo falando que [a vaga na F1] realmente foi mérito”, disse Sette Câmara.
A intimidade ao longo do tempo, até pela diferença de idade (Bortoleto tem 20 anos e Sette Câmara, 26) — rendeu um apelido ao mais jovem: ‘Bibi‘. Dentro do carro, porém, a ousadia e uma certa dose de maluquice de Gabriel, segundo Sette Câmara, renderam uma evolução desta alcunha: ‘Bibicrazy‘. E o piloto até citou um episódio específico para ilustrar o motivo.
“Ele merece estar lá. O ‘Bibi’ é um cara que nunca fez mal a ninguém. É um moleque super simpático. Não tem como a pessoa não gostar dele. E ele é autêntico. Ele realmente é assim. Não é um cara que finge ficar sorrindo para agradar. Está sempre com o sorriso na boca. É um cara animado, ligado no 220, sorrisão. E isso acaba encantando as pessoas, porque é isso somado ao fato que ele ‘senta a bota’, né?”, brincou.
“E uma coisa que mudou muito nele foi a puberdade. Ele sempre foi rápido. Eu chamava de ‘Bibicrazy’, porque ele metia umas ultrapassagens… Eu falava: ‘porra, Bibi. Você é muito louco’. Uma vez, a gente foi correr as 500 Milhas [de kart] da Granja Viana. Tem um coqueiro na descida, e é a pior curva para você ultrapassar alguém, porque a chance de bater é gigantesca. Falei: ‘Bibi, não ultrapassa na curva do coqueiro’. Em toda volta, esse filho da mãe ultrapassava. Em todas as voltas, ultrapassava alguém na curva do coqueiro. Então, assim, era o Bibicrazy”, recordou-se, rindo.
Com o passar do tempo, porém, Bortoleto demonstrou óbvia evolução em termos de regularidade, principalmente a partir de 2023, na Fórmula 3. Sette Câmara destacou a capacidade do paulista de pontuar com frequência, aproveitando erros dos rivais para capitalizar. Por fim, o piloto da Nielsen ressaltou a importância de não deixar a pressão afetar o rendimento na pista.
“De uns anos para cá, ele criou uma constância. Parou de errar e virou uma referência dentro das categorias de base. Ele virou, sem perder aquela velocidade, uma referência. E sempre pontua. No título da F3, sempre pontuava. Os caras vão perdendo pontos, e ele é eficiente, sempre rápido. Então, virou um chip na cabeça dele, o que é difícil de fazer nessa idade, com tanta imaturidade e pressão. Merece estar lá. Foi uma coisa que não consegui fazer, por exemplo. Deixei a pressão me afetar. A maioria dos pilotos perde para si. A pressão afunda os caras”, finalizou Sette Câmara.
Dentro das pistas, Sette Câmara aguarda o início de temporada da ELMS, marcado para o dia 6 de abril, com as 4 Horas de Barcelona. Bortoleto, por sua vez, tem compromisso marcado na Fórmula 1, que dá o ponto de partida na edição 2025 entre os dias 14 e 16 de março, na Austrália.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

