Bicampeão, Alonso se diz orgulhoso por aumento da popularidade da F1 na Espanha: “É o 2º ou 3º esporte”

Fernando Alonso se despediu da F1 no final de 2018. Refletindo sobre o período que passou na categoria, afirmou que sente muito orgulho por ser o responsável pelo crescimento do esporte a motor na Espanha

Fernando Alonso teve uma passagem de muito sucesso e conquistas na Fórmula 1. Entretanto, tem um feito que o piloto guarda com maior carinho e orgulho, que é ter promovido o crescimento da categoria e do automobilismo na Espanha, sua terra natal.
 

Após 18 anos, o bicampeão mundial se despediu da categoria. Buscando novos desafios em sua carreira, quer conquistar a Tríplice Coroa do automobilismo – para alcançar o objetivo, em 2019, vai participar de sua segunda edição das 500 Milhas de Indianápolis.
 
Refletindo sobre o período em que passou na F1, onde conquistou 32 vitórias e tornou-se o único espanhol a triunfar e ser campeão, Alonso elegeu uma de suas maiores conquistas. “Estou muito orgulhoso”, comentou.
 
“Você só percebe com o tempo, quando vê quantas pessoas acompanham o esporte agora na Espanha, em minha região nas Astúrias, quantas pessoas viajam para Oviedo para visitar o museu, ter o primeiro contato com karts”, continuou.
Fernando Alonso (Foto: Daytona International Speedway)

“Muitas pessoas começaram a seguir a Fórmula 1, e não só a F1, mas o esporte a motor em geral, em meu país, o que definitivamente não era uma tradição. Não transmitíamos as corridas em 2001, 2002, acredito que começou no meio de 2003”disse. 
 

“Algo que é impensável agora, quando a Fórmula 1 é o segundo ou terceiro esporte na Espanha, o que é algo que realmente me orgulho”, emendou.
 
Em 2005, Fernando recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias, concedido para pessoas que conquistaram um feito notável nas áreas da ciência, humanidade ou vida pública. O prêmio veio por conta de seu primeiro título mundial.
 
“O Prêmio Príncipe das Astúrias é provavelmente a maior coisa que conquistei, até mesmo maior que os títulos na F1. Esse tipo de prêmio é sobre mudar a vida das pessoas e introduzir muitas pessoas em um esporte. Então, esse tipo de coisa é muito maior que qualquer troféu”, encerrou.

Neste início de ano, a agenda do espanhol já está cheia. Correndo com um Cadillac da equipe Wayne Taylor Racing, vai participar pela segunda vez das 24 Horas de Daytona.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.