Binotto vence ‘queda de braço’ e substitui Arrivabene como chefe de equipe da Ferrari, diz jornal

O embate entre Mattia Binotto e Maurizio Arrivabene tem um vencedor, informa o ‘La Gazzetta dello Sport’. Binotto, atual diretor-técnico, foi escolhido pela nova gestão da Ferrari para ocupar a vaga de Arrivabene, que sai após quatro temporadas

2019 começa com grandes mudanças internas na Ferrari. De acordo com o jornal italiano ‘La Gazzetta dello Sport’, Mattia Binotto assume como novo chefe equipe em Maranello. A decisão significa o fim do ciclo de Maurizio Arrivabene como comandante da equipe italiana após quatro temporadas.

 
Binotto chega ao posto de chefe de equipe após passagem como diretor-técnico da Ferrari na F1. A imprensa italiana já noticiava um ‘racha’ interno entre Binotto e Arrivabene, que buscavam ganhar poder. Maurizio negou a informação, assim como qualquer chance de “revolução” interna para a temporada 2019.
Maurizio Arrivabene deixa a chefia da Ferrari após quatro anos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
A ascensão de Binotto é consequência das mudanças que a Ferrari atravessa desde a morte de Sergio Marchionne, antigo diretor-executivo do Grupo Fiat. A mudança abrupta na estrutura interna da escuderia abriu novas disputas e uma ‘queda de braço’ se instituiu. No fim, prevaleceu Mattia: de acordo com ‘La Gazzetta dello Sport’, o atual diretor-técnico contou com o apoio de John Elkann, presidente da Ferrari desde a morte de Marchionne.
 
Caso se concretize, a mudança coloca ponto final em uma passagem positiva de Arrivabene pela chefia da Ferrari. O dirigente chegou após a decepcionante temporada 2014, quando a equipe não venceu e ficou em quarto no Mundial de Construtores, e comandou uma reestruturação que solidificou os italianos como segundo força da Fórmula 1 atual. Com Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen, a equipe sonhou com os Mundiais de Pilotos e Construtores, apesar de ser derrotada pela Mercedes.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.