Bottas aproveita batida de Hamilton, quebra recorde de Interlagos e garante pole-position do GP do Brasil

Lewis Hamilton ficou fora de combate logo nos primeiros minutos da classificação depois de bater forte na curva do Laranjinha. A briga ficou entre a outra Mercedes, de Valtteri Bottas, e de Sebastian Vettel. No fim das contas, levou a melhor o finlandês, que vai largar na frente pela terceira vez em sua carreira na F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A forte batida de Lewis Hamilton ainda no começo da classificação do GP do Brasil, na tarde deste sábado (11) em Interlagos, proporcionou uma batalha direta entre a outra Mercedes, de Valtteri Bottas, e a Ferrari de Sebastian Vettel pela pole-position da penúltima etapa da temporada 2017 da F1. No fim das contas, falou mais alto a melhor performance da Mercedes, que confirmou a força do melhor conjunto após uma sexta-feira dominante para garantir sua terceira pole na temporada e na carreira. E com direito a novo recorde da pista: 1min08s322.

Restou a Vettel se contentar com o segundo lugar, enquanto Kimi Räikkönen, com a outra Ferrari, completa a lista dos três primeiros. Na sequência, terminaram as Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Mas o australiano vai largar em 15º por conta de punição no grid, e aí Sergio Pérez ganha uma posição, assim como Fernando Alonso, que vai largar em sexto. Nico Hülkenberg, da Renault, vem em sétimo, com Carlos Sainz e Felipe Massa a seguir. Esteban Ocon fecha o rol dos dez primeiros.

A largada está marcada para 14h (horário de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO e o MSN Esportes acompanham 'in loco' o GP do Brasil com Flavio Gomes, Victor Martins, Evelyn Guimarães, Fernando Silva, Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum, Vitor Fazio, Américo Teixeira Jr. e Rodrigo Berton direto de Interlagos. Acompanhe a cobertura aqui e todos os detalhes AO VIVO e em TEMPO REAL aqui.

Valtteri Bottas garantiu a pole-position do GP do Brasil  (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Saiba como foi o treino classificatório do GP do Brasil de F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Surpresa das grandes logo no começo da classificação. Ainda com pista seca e na sua primeira (e única) volta lançada, Lewis Hamilton perdeu o controle do seu carro na subida do Laraninha e bateu com força a lateral do seu carro na barreira de proteção. Era o fim da participação do grande favorito à pole-position neste sábado. Claro, a batida determinou o acionamento da bandeira vermelha.

Aí toda a dinâmica do treino mudou. Com a ausência do grande favorito, a luta pela pole estava completamente aberta: em razão da performance da Mercedes, Valtteri Bottas em teoria seria o maior candidato, mas o bom desempenho das Ferrari de Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel indicava uma batalha muito apertada.

Favorito à pole, Hamilton bateu antes de abrir sua volta rápida em Interlagos (Foto: Reprodução)

Como Lance Stroll conseguiu participar do treino classificatório, Hamilton já sabia que, caso ninguém mais sofra nenhuma punição no grid no fim de semana, a última posição no grid do GP do Brasil é sua. É a primeira vez, desde o GP da Bélgica do ano passado, que Lewis era eliminado ainda no Q1 de uma sessão classificatória.

A bandeira verde foi acenada novamente oito minutos após a interrupção do treino. Vettel assumiu o protagonismo da sessão ao marcar 1min09s796, 0s030 mais rápido que Max Verstappen, o segundo colocado. Mas na sequência de voltas, Räikkönen subia para a ponta do Q1, puxando uma dobradinha finlandesa com Bottas em segundo. Vettel aparecia em terceiro, com os taurinos Verstappen e Ricciardo logo atrás. O holandês da Red Bull queixava-se de falhas no motor.

Com os primeiros colocados já garantidos, restava a expectativa pelo restante do grid no Q1. Surpreendia que Romain Grosjean, mesmo com a 'Asa T' quebrada em uma das pontas, conseguia marcar seu melhor tempo, se colocando em oitavo lugar, atrás de Nico Hülkenberg e Sergio Pérez e à frente de Esteban Ocon e Fernando Alonso, os dez primeiros. Felipe Massa vinha em P13, mas com uma volta excepcional, subia para a quarta posição, só 0s3 atrás de Kimi.

Felipe Massa fez volta excepcional no fim do Q1 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Além de Hamilton, fora de combate, foram eliminados no Q1 Marcus Ericsson,Stroll, Pierre Gasly e Pascal Wehrlein.

Pouco depois da abertura do Q2, começou a garoar com um pouco mais de intensidade em Interlagos. Por isso, os pilotos não perderam tempo e foram à pista. E Bottas, logo de cara, quebrou o recorde de Interlagos ao marcar 1min08s901, fazendo história no circuito paulistano. Vettel e Räikkönen vinham logo atrás, com a dupla da Red Bull e Fernando Alonso na sequência. Até que Massa, com outra grande volta, pulava para a quinta posição, entre Verstappen e Ricciardo, com um novo jogo de pneus supermacios.

E Verstappen deixou o motor morrer e ficou parado no pit-lane depois de se atrapalhar na hora fazer a pesagem obrigatória. Ricciardo seguiu na pista e conseguiu tempo para retomar o top-5, deixando Massa e Alonso logo atrás.

Ainda havia tempo para mais uma volta rápida. Bottas aproveitou bem a chance e marcou 1min08s638, novo recorde da pista. Mas Vettel, logo em seguida, destruiu a marca do finlandês com 1min08s494 para ser o mais rápido do Q2, com Verstappen, Räikkönen e Ricciardo completando o top-5. Alonso era o sexto, dando sequência ao ótimo treino, e Massa vinha logo atrás, também garantido no Q3, assim como Hülkenberg, Sergio Pérez e Carlos Sainz. Em contrapartida, Esteban Ocon, Grosjean, Stoffel Vandoorne, Kevin Magnussen e Brendon Hartley foram eliminados.

Dentre os dez pilotos do Q1, Bottas foi o primeiro a marcar tempo: 1min08s442, quebrando novamente o recorde de Interlagos. Verstappen e Hülkenberg passaram longe, mas Vettel brilhou ao marcar 1min08s360, dando um passo fundamental para a conquista da pole.

Mas ainda faltavam alguns minutos. Mesmo com a chuva se intensificando no fim do Q3, Bottas conseguiu tirar um 'coelho da cartola' e aproveitou toda a força do conjunto da Mercedes. Com 1min08s322, o nórdico conseguiu marcar a pole, enquanto Vettel não conseguiu melhorar sua marca. Foi a terceira pole-position do finlandês. Vettel parte em segundo, com Räikkönen logo atrás. Verstappen e Ricciardo completam o rol dos cinco primeiros, mas o australiano vai largar em 15º. Massa vai largar da nona colocação.

F1, Interlagos, GP do Brasil, Treino de classificação, Resultado:

1   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes   1:08.322   22
2   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari   1:08.360 +0.038 21
3   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari   1:08.538 +0.216 18
4   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer   1:08.925 +0.603 18
5   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes   1:09.598 +1.276 19
6   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Honda   1:09.617 +1.295 21
7   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault   1:09.703 +1.381 17
8   55 Carlos SAINZ JR ESP Renault   1:09.805 +1.483 21
9   19 Felipe MASSA BRA Williams Mercedes   1:09.841 +1.519 17
10   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes   1:17.807 +9.485 19
11   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari   1:09.768 +1.446 11
12   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Honda   1:09.830 +1.508 17
13   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari   1:09.879 +1.557 16
14   94 Pascal WEHRLEIN ALE Sauber Ferrari   1:10.116 +1.794 15
15   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer P +10 1:09.330 +1.008 19
16   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari   1:10.875 +2.553 12
17   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes P +5 1:10.776 +2.454 8
18   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Renault P +10 1:10.154 +1.832 18
19   10 Pierre GASLY FRA Toro Rosso Renault P +25 1:10.686 +2.364 10
20   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes       2
          Tempo 107%   1:13.105 +4.783  
                   
Recorde Valtteri BOTTAS FIN Mercedes   1:08.322 11/11/2017  
Melhor volta Juan Pablo MONTOYA COL Williams/BMW   1:11.473 25/10/2004  
GERAÇÃO PRIVILEGIADA

F1 TEM ÓTIMA CLASSE EM 2017. E É BOM DEMAIS VÊ-LA EM AÇÃO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.