Bottas assume culpa por déficit para Hamilton, mas evita dizer que título “já era”

Valtteri Bottas, com 73 pontos a menos que Lewis Hamilton, reconhece que contribuiu para o fato de o Mundial de Pilotos estar quase decidido. O finlandês, entretanto, celebrou estar em melhor forma do que em 2018

Valtteri Bottas chega ao Japão ainda com chances de título na temporada 2019 da Fórmula 1, mas milhas distante de um Lewis Hamilton que parece precisar apenas carimbar o hexacampeonato. O finlandês, apesar de ainda não dar a disputa por decidida, reconhece que tem parcela de culpa na vantagem de 73 pontos construída pelo britânico até aqui.
 
“Eu ainda não pensei, de certa forma, que já era”, disse Bottas, fazendo referência à briga pelo título. “Não vou pensar assim, mesmo sabendo os fatos e que preciso ser muito sortudo para seguir na briga pelo título. Mesmo assim, ainda não acabou. Claro que eu posso me culpar por estar tão longe assim na pontuação, nessa situação, porque o Lewis [Hamilton] foi mais constante até aqui. É assim que é. Agora, nessa situação, eu só penso em um fim de semana, cada um deles, e conforme nos aproximarmos do fim veremos o que vai acontecer com os pontos e onde vou terminar. Ao menos está indo melhor do que o ano passado até aqui”, seguiu.
 
Hamilton ainda não tem chances matemáticas de ser campeão no Japão. Entretanto, salvo um resultado dos piores no oriente, Lewis deve ir ao México já em condições de fechar a conta.
Lewis Hamilton e Valtteri Bottas (Foto: Mercedes)

Independente da posição de chegada no campeonato, Bottas vê 2019 com bons olhos. O finlandês sente que fez uma campanha regular, ganhando terreno em relação ao apresentado em 2018. Na ocasião, Valtteri foi quinto no Mundial.

 
“Eu diria que está bem parecido se eu olhar para médias de classificação e corrida, indo do começo do ano até agora. Está sendo bem consistente. É um passo adiante em relação ao ano passado, que é algo que eu sempre gosto de ver, mas é óbvio que eu quero me aproximar [do título] e trabalhar nos detalhes para fazer isso acontecer”, encerrou.
 
O sábado é dia de descanso para Bottas, assim como para o resto do paddock da Fórmula 1. As atividades do dia foram canceladas ou adiadas, consequência da aproximação do tufão Hagibis. O treino classificatório foi adiado para a manhã de domingo. Caso não haja condições de realizar a sessão, Valtteri assume a pole-position por ser o mais rápido no TL2.

 


 
Paddockast #37
GRANDES RIVALIDADES INTERNAS 

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.