Bottas bate Hamilton por apenas 0s019, repete 2017 e garante pole-position do GP da Áustria. Vettel larga em terceiro
Valtteri Bottas foi pole e venceu o GP da Áustria no ano passado. Em 2018, o finlandês tem no Red Bull Ring sua grande chance para dar a volta por cima após resultados ruins na temporada. O finlandês obteve a pole neste sábado após superar o companheiro de equipe. Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen fecham a segunda fila e Romain Grosjean, grande surpresa, parte em sexto
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Desde o começo do fim de semana na Áustria, a Mercedes mostrou ser a grande força em ritmo de classificação e, naturalmente, a maior favorita à pole-position neste sábado (30) no Red Bull Ring. Ao mesmo tempo, a Ferrari — leia-se, Sebastian Vettel — se mostrava muito próxima e, na esteira do desfecho do terceiro treino livre, mostrava ter chances reais de emparelhar com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas na batalha pela posição de honra. Levou a melhor o finlandês, que fez duas voltas impressionantes e, na última, bateu Hamilton por apenas 0s019. Com direito a novo recorde da pista, 1min03s130, Bottas repetiu 2017 e vai largar na frente neste primeiro dia de julho. Foi a quinta pole da carreira de Valtteri na F1.
Hamilton se mostrava mais forte e grande favorito à pole, mas começou a perder terreno para Bottas no Q2, quando o finlandês se mostrou mais rápido. Na fase final da sessão, o nórdico confirmou a boa performance no circuito austríaco e vai ter a chance de dar a volta por cima após resultados abaixo do esperado nas últimas corridas. E a Ferrari, no fim das contas, foi uma decepção, já que Vettel sequer chegou a ser uma ameaça após o bom desempenho no terceiro treino. O alemão, 0s3 atrás de Bottas, vai abrir a segunda fila e vai ter Kimi Räikkönen ao seu lado no grid de largada.
Max Verstappen colocou a Red Bull, dona da casa, em quinto lugar, enquanto Romain Grosjean, a grande surpresa do treino, vai fechar a terceira fila com a Haas. Daniel Ricciardo, que foi mal na sessão, parte em sétimo e vai ter ao seu lado outra Haas, a de Kevin Magnussen. Carlos Sainz e Nico Hülkenberg vão formar uma quinta fila toda da Renault neste domingo.
A largada do GP da Áustria de F1, nona etapa da temporada 2018, está marcada para 10h10 (horário de Brasília) de domingo e vai contar com transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o treino classificatório do GP da Áustria de F1
Antes mesmo do início da definição do grid de largada, Charles Leclerc recebeu a notícia de que vai perder cinco posições por conta da troca de câmbio após a pane hidráulica na sua Sauber no fim do terceiro treino. Um revés ao monegasco, que encaixou bom desempenho nos treinos livres, figurando no top-10 tanto no TL2 quanto na sessão desta manhã.
Brendon Hartley, que foi mal nos treinos livres, abriu os trabalhos de pista no Q1 no Red Bull Ring. O neozelandês era um dos favoritos à eliminação na primeira parte do treino, assim como a dupla da Williams, Lance Stroll e Sergey Sirotkin. Os dois figuraram nas duas últimas posições do TL3.
Os melhores tempos viriam, claro, de Mercedes e Ferrari, que logo protagonizaram a sessão. Mesmo com um erro cometido na curva inal, Hamilton marcou 1min04s294. Ainda por cima, o tetracampeão falava via rádio de um incômodo no assento do seu carro. Vettel aparecia em segundo com apenas 0s053 de desvantagem, enquanto Bottas completava o esperado top-3. Kimi Räikkönen aparecia em quarto, enquanto Leclerc surpreendia novamente com o provisório quinto tempo.
Bottas pulou para a ponta em seguida com 1min04s175 após volta pouco mais de 0s1 mais rápida em relação a Hamilton. Mas Lewis retomou a dianteira e ficou a apenas 0s010 do recorde da pista com 1min04s080. E Leclerc era mais um dos pilotos a lidar com problemas na zebra da última curva e via a asa dianteira do seu carro danificada. Vettel caía para quinto com a melhora nos tempos de Räikkönen e Max Verstappen. Daniel Ricciardo mostrava ter um pouco mais de dificuldades e era o oitavo. Pouco depois, Romain Grosjean fazia volta espetacular para subir à quarta posição.
Stoffel Vandoorne, Marcus Ericsson, Sergio Pérez, Lance Stroll e Fernando Alonso eram os pilotos ameaçados de eliminação nos minutos finais do Q1. O bicampeão tratou de deixar a degola para trás ao fazer uma volta boa o suiciente para lhe garantir na segunda fase do treino, 1min04s965. Já a Force India vinha muito mal, e Pérez ainda teve de lidar com o tráfego, fazendo uma volta longe de ser suficiente para avançar. No fim das contas, o mexicano ficou fora, assim como Ericsson, Hartley, Sirotkin e Vandoorne. Stroll também escapou da eliminação no fim para ficar em P15.
Alonso erra na última volta e cai no Q2. E Vettel quebra recorde
Assim como aconteceu na França há uma semana, a Mercedes levou Hamilton e Bottas à pista com pneus supermacios para tentar uma estratégia diferente para a largada no domingo. A Red Bull seguiu a tática da Mercedes com Ricciardo e Verstappen. Entretanto, a Ferrari manteve Vettel e Räikkönen com os ultramacios para a primeira tentativa de volta rápida no Q2.
E mesmo com os supermacios, Hamilton fez um 'temporal': 1min03s577, novo recorde da pista, volta espetacular ainda mais na comparação com os tempos estabelecidos pelos pilotos da Ferrari: Vettel tinha 1min03s767, mas com os ultramacios, enquanto Räikkönen vinha em quarto com 1min03s985. A Mercedes apenas mostrava, mais uma vez, seu grande favoritismo à pole. E a Haas se apresentava novamente como a 'melhor do resto', com Magnussen e Grosjean exibindo ótimo rendimento e com tempos melhores em relação a Ricciardo, por exemplo.
Nos três minutos finais, a Ferrari levou Vettel e Räikkönen para outro stint com pneus ultramacios e tentar superar as marcas de Hamilton e Bottas. Seb, principalmente, mostrava ter mais chances de brigar por um lugar na primeira fila, já que a pole parecia estar mais distante, tamanha a superioridade de Lewis. E Vettel conseguiu superar o tempo de Hamilton em 0s033 para liderar o Q2 e, de quebra, anotar o novo recorde do Red Bull Ring.
Alonso cometeu um erro na última curva, passou do ponto e perdeu a chance de avançar ao Q3, ficando Em contrapartida, Haas e Renault mantiveram boa performance e posicionaram seus pilotos na fase final da sessão. No fim da sessão, Carlos Sainz vinha em volta rápida, mas pegou Vettel, em ritmo muito lento, logo à sua frente. O espanhol reclamou pelo fato de o piloto da Ferrari não ter saído do traçado mais rápido, e o incidente entrou em investigação por parte dos comissários por Vettel ter bloqueado Sainz.
Bottas dá o bote, supera favorito Hamilton e crava pole na Áustria
Era chegada a hora da decisão. Hamilton, o grande favorito à pole, enquanto Bottas e Vettel também tinham suas chances. Todos estavam calçados com os pneus ultramacios. A expectativa estava toda para a volta de Hamilton e dos seus oponentes. Ricciardo, que vinha mal em toda a sessão, foi o primeiro a registrar tempo, 1min04s252. Räikkönen foi o primeiro a romper a barreira de 1min03s, mas a melhor volta da primeira parte do Q3 coube a Bottas, que marcou 1min03s264, uma grande volta.
Hamilton cometeu um erro na saída da curva 3, quando viu seu carro escapar de traseira, e ficou a 0s5 do tempo de Bottas, muito aquém do esperado. E Vettel também não tinha conseguido uma boa volta, ficando apenas em sexto com 1min04s260. O alemão perdia mais uma posição e caía para sétimo após outra volta surpreendente de Grosjean, que avançava à quarta colocação. Já a Red Bull continuava na pista para mais tentativas de volta rápida. Mas mesmo com a melhora, Verstappen e Ricciardo ainda estavam atrás do tempo de Grosjean.
Com menos de três minutos para o fim, era chegada a hora da última tentativa para a pole. Bottas puxava a fila e era o primeiro a buscar volta rápida. Bottas foi novamente o grande nome ao marcar 1min03s130. Hamilton ficou muito perto na sua volta, apenas 0s019, e fechou a primeira fila da Mercedes. A Ferrari bem que tentou, mas ficou bem atrás da Mercedes. Vettel ficou distante do tempo de Bottas, 0s334, enquanto Räikkönen, o quarto, terminou 0s5 da marca da pole.
F1 2018, GP da Áustria, Red Bull Ring, grid de largada:
1 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:03.130 | 18 | |||
2 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:03.149 | +0.019 | 21 | ||
3 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:03.464 | +0.334 | 18 | ||
4 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:03.660 | +0.530 | 21 | ||
5 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:03.840 | +0.710 | 18 | ||
6 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:03.892 | +0.762 | 17 | ||
7 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:03.996 | +0.866 | 22 | ||
8 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:04.051 | +0.921 | 20 | ||
9 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | 1:04.725 | +1.595 | 19 | ||
10 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:05.019 | +1.889 | 20 | ||
11 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:04.845 | +1.715 | 19 | ||
12 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | 1:04.874 | +1.744 | 16 | ||
13 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | 1:05.058 | +1.928 | 17 | ||
14 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:05.286 | +2.156 | 17 | ||
15 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | 1:05.271 | +2.141 | 9 | ||
16 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:05.279 | +2.149 | 11 | ||
17 | 35 | Sergey SIROTKIN | RUS | Williams Mercedes | 1:05.322 | +2.192 | 10 | ||
18 | 16 | Charles LECLERC | MCO | Sauber Ferrari | P +5 | 1:04.979 | +1.849 | 19 | |
19 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | 1:05.366 | +2.236 | 11 | ||
20 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:05.479 | +2.349 | 11 | ||
Tempo 107% | 1:07.549 | +2.349 |
#GALERIA(8457)
COM CHICANE E CORES POLÊMICAS, PAUL RICARD DIVIDE OPINIÕES
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