Bottas conta incerteza sobre uso de ordens de equipe na Rússia, mas pondera: “Já deveria esperar isso”

Valtteri Bottas largou sem saber se a Mercedes de fato usaria ordens de equipe no GP da Rússia. O finlandês precisou abrir caminho para Lewis Hamilton e não teve a chance de reaver a liderança – situação que, aos olhos do próprio Bottas, já era previsível

Valtteri Bottas largou no GP da Rússia da semana passada sem saber se a Mercedes usaria ordens de equipe para favorecer Lewis Hamilton, lutando pelo Mundial de Pilotos. A equipe alemã de fato pediu que Bottas abrisse caminho para Hamilton, que partiu para vencer. Ao finlandês, apesar de surpreso com a decisão, restou aceitar que “já deveria esperar” a intervenção via rádio.
 
“A equipe estava claramente preocupada com as bolhas nos pneus do Lewis e me colocou em segundo lugar para protegê-lo”, recordou Bottas. “Se eu conseguisse manter minha posição [segundo], ele [Hamilton] ganharia uma e sem precisar correr riscos com o Sebastian [Vettel]. Acho que não discutimos essa situação detalhadamente, por isso que ficou meio confuso na hora. Olhando para trás, acho que eu já deveria esperar que isso acontecesse. Mas é simplesmente o jeito que aconteceu. Não esperava que fosse desse jeito”, comentou.
 
A confusão citada por Bottas ficou explícita na última volta do GP da Rússia. O finlandês perguntou via rádio se as ordens seriam revertidas, recolocando-o em primeiro. A resposta foi negativa, confirmando a intervenção da Mercedes no resultado da prova.
Valtteri Bottas não estava lá muito animado com o segundo lugar em Sóchi (Foto: AFP)

“Das coisas que a gente discute com a equipe, muitas delas são coisas que eu não posso contar por serem informações privadas. Basicamente, sempre no dia anterior à corrida nós temos diversas reuniões por diferentes motivos. Uma dessas foi para discutir o que seria feito em termos de ordens de equipe, em quais situações seriam aplicadas. Algumas vezes é difícil prever exatamente o que vai acontecer na corrida”, ponderou.

 
Ao ceder a vitória para Hamilton, Bottas estendeu um pouco mais o jejum de vitórias na F1. O finlandês ainda não venceu em 2018, tendo como último triunfo o do GP de Abu Dhabi de 2017.
 
O resultado na Rússia permitiu que Hamilton ampliasse a vantagem sobre Vettel para 50 pontos. Restam 125 ainda em jogo nos últimos cinco GPs de 2018.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.