Bottas destaca decisão correta da “perfeita” Mercedes e aceita 2º no grid em Suzuka: “Não é ruim”

Valtteri Bottas não teve condições de brigar com Lewis Hamilton pela pole-position no Japão, mas vai completar a primeira fila do grid de largada deste domingo. O finlandês seguiu o discurso do seu companheiro de equipe e destacou as decisões corretas da Mercedes no Q3

A Mercedes já era franca favorita à pole-position do GP do Japão por conta do forte desempenho de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas nos treinos livres. Mas a missão da escuderia de Brackley ficou ainda mais fácil depois do erro estratégico cometido pela Ferrari no treino classificatório deste sábado (6), quando liberou Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen no início do Q3 com pneus intermediários quando a pista estava nitidamente seca. Em contrapartida, a Mercedes foi certeira ao mandar Hamilton e Bottas com os supermacios desde o começo da fase decisiva. Resultado: pole para o britânico e segundo lugar no grid para o #77.
 
Bottas deu a entender, no Q2, que poderia lutar de igual para igual com Hamilton pela pole, uma vez que liderou o segundo segmento por 0s030 de frente para seu companheiro de equipe. Entretanto, na fase final, Lewis brilhou e fez história com a conquista da sua pole 80 na F1. Bottas marcou 1min28s059 e ficou 0s299 atrás do parceiro.
 
“Como equipe, foi perfeita. Reagiu muito bem. Foi a decisão correta com a chuva, ainda que tenha sido uma pena que tivesse chovido por causa dos fãs”, comentou o nórdico, que lamentou a falta de ação nos minutos finais do Q3 por conta da chuva que apertou naquele momento.
Valtteri Bottas se mostrou conformado com o segundo lugar no grid em Suzuka (Foto: Mercedes)

A respeito do sábado como um todo, Bottas ressaltou que não teve um TL3 fácil, onde terminou em quinto lugar, mas depois a Mercedes trabalhou nas mudanças de acerto e entregou um carro bem mais competitivo na definição do grid de largada em Suzuka.

 
“O terceiro treino foi difícil, não estava à vontade. O carro não estava bom como um todo, então fizemos algumas mudanças e construímos essa confiança. Depois, no Q2, fui o mais rápido, mas no Q3 não fui tão bem e não foi possível fazer uma nova volta”, salientou Bottas, que se mostrou conformado e satisfeito com a segunda posição no grid: “Não é ruim”.
 
Valtteri ressaltou que teve de lidar com o dilema entre atacar para buscar a pole ou ser mais cauteloso para ter um bom tempo de volta por conta da pista úmida em alguns trechos quando fez sua tentativa de volta rápida no Q3. “Precisamos calcular os riscos aqui, não deu para usar as zebras, mas você tem de usar a pista até o limite. Em algumas curvas poderia ter andado melhor, mas gostei”, finalizou.
 
A largada do GP do Japão está marcada para 2h10 (horário de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.