Bottas diz que ano como 2018 seria fim da linha na Mercedes: “Assim que F1 funciona”

Valtteri Bottas avaliou que teria sido substituído na Mercedes se tivesse tido outra temporada como a de 2018. O finlandês contou que redescobriu seu amor pelo esporte

Valtteri Bottas acredita que teria sido dispensado pela Mercedes se tivesse repetido em 2019 o desempenho da temporada anterior na Fórmula 1. O #77 fechou o campeonato passado na quinta colocação, 161 pontos atrás de Lewis Hamilton, o campeão.
 
Bottas, que não venceu corridas em 2018, enfrentou a concorrência de Esteban Ocon, mas acabou com o contrato renovado, enquanto o francês fechou com a Renault. 
 
“Se eu tivesse tido uma temporada similar à de 2018, não acho que o time teria continuado comigo”, disse Bottas. “É assim que a Fórmula 1 funciona”, seguiu.
Valtteri Bottas (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Paddockast #46
OS 10 MELHORES PILOTOS DA DÉCADA

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

“Isso é muito importante para mim e também para o bem bem-estar geral. Me divirto muito mais entre as corridas agora, e meio que me apaixonei pelo esporte, algo que talvez tenha perdido um pouco no fim do ano passado”, comentou. “Estou realmente curtindo a pilotagem e é uma temporada muito importante para mim. Agora, eu posso alegremente dizer outra vez que tenho muitos, muitos anos em mim, e tomara, ainda com o mesmo desenvolvimento”, torceu.
 
Ao longo da temporada 2019, Bottas esteve no pódio em 15 das 21 corridas. E poderia ter visitado o top-3 muito mais, não fosse um acidente na Alemanha, um erro na Hungria e uma quebra no Brasil. 
 
“Estou, definitivamente, com uma mentalidade muito diferente em comparação com o ano passado”, contou. “Eu estava contando os dias para o fim da temporada e eu pudesse me reencontrar e começar do zero outra vez. O último mês da temporada passado, parece que foi a muito, muito tempo”, lembrou.
 
A performance de 2019, aliás, se destacou e rendeu elogios a Bottas, que quer manter a mesma receita para o próximo ano.
 
“É melhor e um jeito mentalmente mais fácil de começar a temporada. Sinto que é importante ter bons resultados, não só nas últimas corridas”, considerou. “Não é 100% necessário, pois sei que, mesmo depois de uma temporada ruim, você pode comer uma nova temporada forte”, continuou.
 
“Mas é bom, também para o time, saber que eu posso ter performance por todo o ano, em cada pista, e aí eles sabem que eu, definitivamente, vou além em 2020”, concluiu.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.