Bottas diz que GP de Abu Dhabi resume temporada: “Começou bem, depois virou uma merda”

Valtteri Bottas ainda vai levar algum tempo para digerir a temporada abaixo do esperado que fez em 2018. Enquanto Lewis Hamilton, seu companheiro de Mercedes, conquistou o título e venceu 11 vezes, o finlandês encerrou o ano de forma frustrante neste domingo em Abu Dhabi

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Valtteri Bottas abriu o GP de Abu Dhabi, realizado na noite deste domingo (25), na primeira fila e sonhando com a chance de terminar a temporada 2018 com vitória. Mas deu tudo errado para o finlandês desde o começo. Com um ritmo de corrida bem inferior em relação ao companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, o piloto perdeu terreno e cruzou a linha de chegada na quinta posição. No fim das contas, o próprio Valtteri resume a corrida como um reflexo da sua temporada: "Começou muito bem e depois virou uma merda", disparou.
 
A frustração foi ainda maior para Bottas na sequência de corrida. A Mercedes adotou a mesma estratégia de pneus para Hamilton e Valtteri, que largaram com os ultramacios e fizeram a troca para os supermacios para um stint final. O pentacampeão conseguiu se segurar na ponta, mas o finlandês perdeu muito ritmo e foi ultrapassado por Max Verstappen em uma manobra ousada. Em seguida, ainda perdeu mais uma posição, para Daniel Ricciardo.
 
O quinto lugar na corrida, em conjunto com o terceiro posto de Verstappen nesta noite, contribuiu para Bottas terminar o campeonato em quinto lugar, com 247 pontos, dois a menos em relação ao holandês da Red Bull.
Valtteri Bottas teve mais uma jornada frustrante na temporada neste domingo (Foto: Mercedes)

O dono do carro #77 da Mercedes não escondeu a decepção ao falar aos jornalistas depois da prova. Mais do que isso, Bottas se mostrou bastante irritado em entrevista à emissora britânica Sky Sports. “No geral, a corrida resume bem o que foi o campeonato: começou muito bem, depois virou uma merda”.

 
Primeiro, ao falar sobre o incidente com Verstappen, que resultou em um toque durante a disputa, Bottas foi breve.
 
“Travei [os pneus] entrando na curva 5, e na curva 8, quando o Max se aproximou. Não sei o motivo, a equipe disse que poderia ver algum problema, mas não sei o que foi e então acabei tocando com Max, e aí houve um furo no pneu no fim… foi isso”, explicou.
 
Em seguida, quando questionado pela emissora sobre “como se sente a respeito da temporada”, Valtteri se irritou. “Sinceramente, você está perguntando isso muito cedo, depois do fim do ano”, disparou. “Quero ter algum tempo livre para pensar sobre as coisas. Foi um ano mentalmente difícil, então preciso descansar um pouco”, completou Bottas, que sai de cena com muitas razões para lamentar.

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.