Bottas domina GP da Áustria e vence pela segunda vez em 2017. Vettel é 2º e Hamilton para em Ricciardo
Valtteri Bottas dominou o GP da Áustria para vencer pela segunda vez na temporada 2017 e impediu um avanço maior da Ferrari e de Sebastian Vettel no campeonato. Ainda assim, o tetracampeão cruzou a linha de chegada na segunda posição, abrindo 20 pontos para Lewis Hamilton, que terminou a prova em quarto. Daniel Ricciardo ocupou o último lugar do pódio, enquanto Felipe Massa se recuperou e conquistou a nona posição
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Valtteri Bottas fez o que se esperava dele neste domingo (9) no Red Bull Ring. O finlandês venceu pela segunda vez na carreira, mas, mais que isso, conseguiu minimizar os prejuízos da punição dada ao companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, ao impedir um avanço maior da Ferrari e de Sebastian Vettel no campeonato. A verdade é que Bottas dominou a etapa austríaca – a nona da temporada 2017 – e não foi incomodado por quase nada. Talvez por uma ameaça de queima de largada, que acabou não se confirmando. Ou a aproximação de Vettel nos giros finais. Nada aconteceu para tirar o triunfo do nórdico, porém. Por isso, Valtteri conduziu com segurança e agora se consolida na terceira posição da tabela de classificação.
Falando nos pontos da disputa pelo título, Vettel até tentou o triunfo no fim, mas precisou mesmo se conformar com o segundo lugar, que, na verdade, não é de todo ruim, já que agora o alemão soma 20 pontos a mais que o principal rival, Lewis Hamilton. O inglês viveu uma corrida marcada por um grande desgaste de pneus, mas, mesmo assim, buscou o pódio até a última volta, mas Daniel Ricciardo não permitiu e assegurou o terceiro lugar.
Kimi Räikkönen, Romain Grosjean, Sérgio Pérez, Esteban Ocon, Felipe Massa e Lance Stroll completaram a zona de pontuação do GP da Áustria.
Confira como foi o GP da Áustria de F1
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Quando as cinco luzes se apagaram no grid, Valtteri Bottas fez valer a pole-position e saltou muito bem da primeira fila, fazendo a primeira curva sem ser ameaçado por ninguém. Sebastian Vettel seguiu o finlandês e rapidamente se colocou em segundo, trazendo Daniel Ricciardo, que superou Kimi Räikkönen para assumir o terceiro lugar. O finlandês ainda perderia posição para um rápido Romain Grosjean – que cairia para quinto na sequência. Mais atrás, Max Verstappen saiu muito lento do quinto posto e foi perdendo colocações até chegar na curva 1, quando foi atingido por Fernando Alonso, que, por usa vez, rodava depois de uma colisão de Danill Kvyat – o incidente foi parar, claro, na mesa dos comissários, que consideraram o russo culpado, aplicando um drive-through, cumprido de imediato. Só que o holandês da Red Bull e o espanhol da McLaren deixaram a corrida ali mesmo.
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Na pista, Hamilton tentava alcançar Räikkönen, mas já se queixava de um desgaste maior do que o esperado dos pneus traseiros. Ainda, lá na frente, Bottas vinha abrindo vantagem para Vettel. Com 20 giros, a diferença entre os dois ponteiros estava em 5s9. Ricciardo surgia 9s atrás, com Räikkönen e Hamilton colados. A outra grande briga era entre Stroll, Magnussen e Palmer, que lutavam pelo décimo posto. Só que o dinamarquês da Haas deixaria essa disputa na volta 31, depois de uma aparente falha de câmbio.
Enquanto o tricampeão da Mercedes perseguia o ferrarista nórdico, Bottas tratava de acelerar lá na ponta, virando volta mais rápida em cima de volta mais rápida, andando na casa de 1min08s baixo, sempre em torno de meio segundo mais veloz que Vettel, que vinha solitário em segundo. Ricciardo, mais atrás, também rodava sozinho em terceiro.
Na quinta colocação, Hamilton começava a virar as voltas mais velozes em uma tentativa de alcançar Ricciardo. Enquanto isso, Räikkönen preferiu permanecer mais tempo na pista, assim como o líder Bottas. Grosjean, Ocon, Massa e Sainz também seguiam sem pit-stops. Por isso, a ordem com 40 voltas era: Bottas, Räikkönen, Vettel, Ricciardo, Hamilton, Ocon, Massa, Grosjean, Pérez, Sainz, Stroll, Palmer, Vandoorne, Hülkenberg, Wehrlein, Ericsson e Kvyat.
Aí o líder finalmente foi aos boxes. Bottas completou a 42ª passagem no pit-lane, para a troca dos pneus ultramacios pelos supermacios. Valtteri voltou logo atrás do compatriota, com Vettel em terceiro. Mais atrás, Hamilton começava a enfrentar a problemas com os pneus traseiros novamente, que apresentavam bolhas. Ainda assim, Lewis vinha imprimindo um ritmo forte, tentando alcançar Ricciardo.
Três voltas depois, foi a vez de Räikkönen ir aos pits. O finlandês mudou para os supermacios e voltou em quinto. Na pista, Massa surgia logo atrás, em sexto, fazendo suas melhores marcas na corrida, mas ainda sem pit-stop. Mas não demorou muito mais. O brasileiro enfim parou no giro 48, trocando os macios pelos ultramacios.
Assim, a ordem real da prova voltou a ser: Bottas, Vettel, Ricciardo, Hamilton, Räikkönen, Grosjean, Pérez, Ocon, Massa, Stroll, Palmer, Vandoorne, Hülkenberg, Wehrlein, Ericsson e Kvyat. Neste meio tempo, Carlos Sainz abandonou a corrida, enquanto o belga da McLaren tomou uma punição de drive-through por ignorar bandeira azul.
As 20 voltas finais viram um Hamilton sair à caça de Ricciardo, buscando o pódio. O inglês passou a ignorar as bolhas nos pneus traseiros para completar as melhores voltas da corrida. Mas não deu para o tricampeão, que teve de se contentar mesmo com o quarto posto. Lá na frente, Bottas também precisou segurar um surpreendente Vettel nos últimos giros, mas cruzou a linha de chegada com segurança e sem temor. É a segunda vez que o finlandês vai ao degrau mais alto do pódio.
A F1 volta na próxima semana com o GP da Inglaterra.
F1, GP da Áustria, Red Bull Ring, Final:
1 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:21:48.523 | 71 voltas | |
2 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | +0.658 | ||
3 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | +6.012 | ||
4 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | +7.430 | ||
5 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | +20.370 | ||
6 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | +73.160 | ||
7 | 31 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | +1 volta | ||
8 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | +1 volta | ||
9 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | +1 volta | ||
10 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | +1 volta | ||
11 | 30 | Jolyon PALMER | ING | Renault | +1 volta | ||
12 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | +1 volta | ||
13 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | +1 volta | ||
14 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | +1 volta | ||
15 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | +2 voltas | ||
16 | 26 | Daniil KVYAT | RUS | Toro Rosso Renault | +3 volta | ||
55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | +27 voltas | NC | ||
20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | +42 voltas | NC | ||
14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | +70 voltas | NC | ||
33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | +71 voltas | NC |
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