Bottas se põe forte, surpreende Vettel e conquista pole-position do GP da Áustria. Massa larga em 17º
Valtteri Bottas foi o elemento surpresa da classificação deste sábado (8) no Red Bull Ring. O finlandês surgiu forte na parte decisiva do treino que definiu as posições de largada e cravou a pole-position para o GP da Áustria. Felipe Massa larga em 17º
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Valtteri Bottas se colocou como o homem da Mercedes no Red Bull Ring. Com Lewis Hamilton tendo de cumprir punição pela troca da caixa de câmbio e ainda prejudicado por uma bandeira amarela parte final da classificação, o finlandês tratou de brilhar e cravar a segunda pole-position de sua carreira na F1 e de 2017. Com a marca registrada ainda na primeira parte do Q3, em 1min04s251, Bottas estabeleceu um novo recorde para o traçado austríaco e o prêmio é o direito de largar da posição de honra do grid neste domingo. Mas o nórdico terá a seu lado o líder do campeonato, Sebastian Vettel, que também mostrou que poderia ter feito mais nessa sessão oficial. Já o tricampeão assinalou o terceiro melhor tempo, mas vai sair mesmo em oitavo.
Quem abre a segunda fila é Kimi Räikkönen, dividindo com Daniel Ricciardo, que vem de vitória na temporada. Max Verstappen, Romain Grosjean e Sergio Pérez aparecem na sequência, enquanto Esteban Ocon e Carlos Sainz completam o top-10.
"Agora deve ter quebrado alguma coisa na minha asa traseira, eles trocaram e eu saí no último momento. Consegui fazer a volta, mas acabei dando uma traseirada forte em uma curva e não foi o suficiente passar para o Q2, uma pena. Amanhã lógico é o que conta, mas largar onde estamos largando sem dúvida não é uma situação fácil", completou.
Confira como foi a classificação do GP da Áustria de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
No fim, os limados do Q1 foram: Palmer, Massa, Stroll, Ericsson e Wehrlein. Na tabela, a primeira fase da classificação viu a seguinte ordem: Hamilton, Räikkönen, Vettel, Sainz, Bottas, Verstappen, Ricciardo, Grosjean, Pérez, Kvyat, Ocon, Magnussen, Alonso, Hülkenberg e Vandoorne.
Quando a pista foi liberada para a segunda fase da classificação, Lewis Hamilton foi o primeiro a sair. E surpreendentemente, o inglês deixou os boxes com os pneus supermacios. E, de cara, cravou 1min04s800, pulverizando o retomando para si o recorde da pista. Na verdade, a opção pelos compostos vermelhos tinha uma explicação: como o piloto larga com os pneus usados no Q2, a Mercedes e o inglês decidiram garantir uma estratégia diferente para a corrida, pensando na punição do britânico.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
E a luta foi apertada nos últimos instantes. Ocon se salvou e pulou para décimo. Hülk, por sua vez, ficou fora por menos um décimo, assim como os dois carros da McLaren. Alonso terminou mesmo em 12º, uma posição à frente de Vandoorne. Kvyat e Magnussen fecharam o top-15. Lá na frente, Bottas, Vettel, Hamilton, Verstappen, Räikkönen, Ricciardo, Pérez, Sainz e Ocon.
Todo mundo, claro, de pneus ultramacios. E quem se sai melhor foi Bottas, que cravou 1min04s251, já se colocando na ponta. Hamilton assinalou a segunda marca, mas foi logo superado pelo tetracampeão. Räikkönen, Ricciardo e Verstappen surgiram na sequência.
Aí veio a segunda rodada de tentativas de pole. Mas uma lento Grosjean provocou uma bandeira amarela nos instantes finais e impediu qualquer reação. Assim, com o tempo conquistado na primeira saída, Bottas se consolidou na pole. Vettel assegurou a segunda posição do grid, enquanto Hamilton, terceiro, vai sair apenas em oitavo por conta da punição da troca do câmbio.
F1, GP da Áustria, Red Bull Ring, Grid de largada:
1 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:04.251 | 18 | |||
2 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:04.293 | +0.042 | 17 | ||
3 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:04.779 | +0.528 | 17 | ||
4 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:04.896 | +0.645 | 22 | ||
5 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:04.983 | +0.732 | 16 | ||
6 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:05.480 | +1.229 | 30 | ||
7 | 31 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:05.605 | +1.354 | 21 | ||
8 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | P+5 | 1:04.424 | +0.173 | 17 | |
9 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:05.674 | +1.423 | 22 | ||
10 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | 1:05.726 | +1.475 | 23 | ||
11 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:05.597 | +1.346 | 16 | ||
12 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | 1:05.602 | +1.351 | 14 | ||
13 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 1:05.741 | +1.490 | 14 | ||
14 | 26 | Daniil KVYAT | RUS | Toro Rosso Renault | 1:05.884 | +1.633 | 16 | ||
15 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 6 | ||||
16 | 30 | Jolyon PALMER | ING | Renault | 1:06.345 | +2.094 | 10 | ||
17 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | 1:06.534 | +2.283 | 8 | ||
18 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:06.608 | +2.357 | 11 | ||
19 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:06.857 | +2.606 | 12 | ||
20 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 1:07.011 | +2.760 | 11 | ||
Tempo 107% | 1:08.749 | +4.498 | |||||||
Recorde | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:04.251 | 08/07/2017 | ||||
Melhor volta | Michael SCHUMACHER | ALE | Ferrari | 1:08.337 | 18/05/2003 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }